Campanha do Sindilegis pede igualdade de direitos entre homens e mulheres e recebe destaque entre parlamentares

Uma campanha de sucesso! Assim foi a distribuição das rosas de chocolate realizadas nesta quinta-feira (22) na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Tribunal de Contas da União. O ato pelo Mês da Mulher levou a todos os cantos a mensagem: Florzinha é bom, mas direitos iguais é melhor. Organizado pelo Sindilegis, a ação contou com a participação de deputadas, senadoras, ministra e servidoras das três Casas, que ajudaram a distribuir a mensagem aos colegas.ÌâåÊ

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, acredita que o objetivo de provocar reflexão sobre a importância do empoderamento feminino na Administração Pública e na representação política foi alcançado. Tivemos um retorno positivo tanto das mulheres quanto dos homens. Lutar pela equidade entre gêneros é nosso dever enquanto sindicato e cidadãos, e acreditamos que a união de todos em prol dessa missão é fundamental. Nos orgulhamos muito de representar um corpo de servidoras brilhantes que emprestam sua inteligência e competência diariamente à construção de um Brasil melhor”, afirmou Elesbão.

A campanha teve início com a sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados e, ao longo do dia, foi levada para vários cantos das três Casas. Durante a sessão solene que ocorreu na Câmara, a deputada Erika Kokay (PT-DF) parabenizou o Sindilegis por fazer uma campanha inédita voltada para real valorização das mulheres e pautada na luta por direitos iguais.ÌâåÊ

Quando se diz: Florzinha e chocolate são bons, mas direitos iguais é melhor, nís estamos resgatando o Dia 8 de Março, a sua origem e a sua histíria. Essa data nasceu para lembrar a luta de novaiorquinas, de russas, de mulheres que ousaram romper as amarras da lígica sexista e viver a sua prípria humanidade. O Dia 8 de Março surge como um dia de luta por direitos, para que tenhamos uma sociedade democrática, onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes, mas detentores da mais profunda liberdade, destacou.

Já o deputado Adelmo Carneiro Leão (PT-MG) elogiou a campanha e afirmou que no País os direitos são concentrados e valem mais para uns do que para todos: Temos de garantir a validade dos direitos para as crianças, os negros, os homens, os pobres, as mulheres.

Segundo a diretora do Senado Federal, Ilana Trombka, o Sindicato está alinhado com a luta da Casa por equidade de gênero. O Senado tem trabalhado de forma muito destacada a questão da equidade de gênero e o Sindicato tem sido sim um parceiro nessas atividades. Nos dia de hoje a gente fecha os detalhes com chave de ouro, com essa mulher que é um exemplo por ser mulher, por ser negra, enalteceu.

Parlamentares elogiam iniciativa

Como parte da campanha de conscientização do Sindilegis, na quarta-feira (21), a diretoria do Sindicato – encabeçada por Magda Helena e Fátima Mosqueira – foi de gabinete a gabinete para entregar a camiseta Florzinha é bom, mas direitos iguais é melhor a parlamentares e servidoras. A ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes – única mulher a exercer o cargo no írgão atualmente e segunda ministra da histíria da Corte – também recebeu do Sindilegis a camiseta com a frase da campanha.

As deputadas Creuza Pereira (PSB-PE), Alice Portugal (PCdoB-BA), Ana Perugini (PT-SP), Carmen Zanotto (PPS-SC), érika Kokay (PT-DF) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também receberam as camisetas do Sindicato. As parlamentares elogiaram a iniciativa do Sindicato e firmaram o compromisso de levar a mensagem adiante.ÌâåÊ