Carta do presidente: Um 2020 em busca do sindicato mais moderno do Brasil

2020, Sindilegis 5.0: o sindicato mais moderno do Brasil

Caros amigos e amigas,

Quando alguém olhar para trás, terá certeza de que 2019 foi um ano amargo para todo mundo. É preciso admitir – com muita relutância – que o Brasil perdeu muito neste ano. Perdemos direitos. Aposentadoria. Lutas batalhadas a duras penas pelos nossos antecessores.

Ao mesmo tempo, não devemos focar somente nas perdas; infelizmente, elas são um processo natural na vida do ser humano. Ao invés disso, convido cada um a navegar na Retrospectiva Sindilegis que preparamos para você, de forma a relembrá-lo de todos os momentos de luta – e também de todos os momentos felizes que compartilhamos.

Em 2019, demos saltos gigantescos rumo a melhores serviços e transparência para os nossos filiados. Queremos – e seremos! – o primeiro Sindicato 5.0 do País. Para isso, apostamos alto na valorização do servidor – bandeira que será nossa bússola para 2020 – com o programa “Gente que Inspira”. Conseguimos atender a um pedido antigo: ampliar a assistência odontológica para os colegas que residem fora de Brasília com a contratação da empresa Hapvida. Fique tranquilo! Sabemos que, como em qualquer início de mudança e transição de serviços, alguns ajustes precisam ser feitos, e posso garantir, estamos trabalhando nisso a todo vapor!

Lutamos até os pênaltis para garantir que a reforma da Previdência não fosse aprovada e tentamos de todas forma diminuir seu impacto; uma reforma que pune servidores públicos, onera os mais pobres e mantém regalias dos grandes devedores, bancos e empresas. Lutamos diuturnamente, em várias comissões, para que outras propostas não fossem adiante, visando o bem-estar do servidor.

Poderíamos vir aqui, nesta mensagem de fim de ano, e fazermos vista grossa para tudo que enfrentamos nesses últimos 365 dias, mas “transparência” será um mantra que levaremos até o fim. Sentimos a diferença que essa escolha traz para o Sindilegis. Terminamos 2019 com um saldo positivo de filiações, o que representa uma união da categoria que há muito não víamos. E temos muitas novidades vindo por aí! Uma delas é o Programa +, o novo projeto do Sindilegis que irá revolucionar o relacionamento entre Sindicato e filiado, oferecendo facilidades e benefícios nunca antes ofertados no segmento sindical.

Esperamos poder contar novamente com você em 2020, para que a construção deste novo capítulo seja recheado de momentos bons e novidades que só levem o Brasil rumo ao progresso. Embarque nessa jornada com a gente!

Boas festas e um feliz ano novo!

Petrus Elesbão – Presidente do Sindilegis