Odontolegis: confira todos os procedimentos gratuitos e pagos à parte

Os filiados ao Sindilegis que residem em Brasília têm à disposição uma moderna clínica odontológica, mais conhecida como Odondolegis, que atende os sindicalizados e seus dependentes de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h, realizando procedimentos odontológicos previstos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Administrada pela Previni Odontologia, a clínica conta com equipamentos de última geração, para prestar um serviço de boa qualidade aos filiados, além de profissionais altamente gabaritados.

Entre os serviços prestados gratuitamente aos filiados e dependentes estão: diagnóstico, prevenção, dentística, endodontia e muitos outros. Contudo, alguns procedimentos não fazem parte do rol de cobertura da Odontolegis, sendo cobrados com valores diferenciados aos filiados ao Sindilegis. Vale lembrar que os serviços da clínica são prestados independentemente de qualquer carência.

Confira abaixo a lista de serviços a que você e seus dependentes têm direito:

Dentística

De forma geral, a Dentística trata clinicamente dos dentes promovendo a limpeza, restaurações diversas e a prevenção de doenças.

  1. procedimentos educativos e preventivos, devendo o especialista informar e educar o paciente e a comunidade sobre os conhecimentos indispensáveis à manutenção da saúde;
  2. procedimentos estéticos, educativos e preventivos;
  3. procedimentos conservadores da vitalidade pulpar;
  4. restabelecimento das relações dinâmicas e funcionais dos dentes em oclusão;
  5. manutenção e controle das restaurações;
  6. restaurações das lesões dentárias através de procedimentos diretos e indiretos;
  7. confecção de restaurações estéticas indiretas, unitárias ou não.

Cirurgia

Cirurgia é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de dentes inclusos mal formados ou extrações diversas, por elemento inteiro ou parte dele. De forma geral, a Cirurgia Clínica é utilizada para a extração de dentes oclusos.

Periodontia

De forma geral, a Periodontia resume-se no tratamento das doenças bucais, causadas pelo excesso de tártaro e na avaliação do estado da arcada dentária, na prevenção e diagnóstico de doenças bucais, aumento de coroa dentária e profilaxia mais profunda.

  1. avaliação diagnóstica e planejamento do tratamento;
  2. avaliação da influência da doença periodontal em condições sistêmicas;
  3. controle dos agentes etiológicos e fatores de risco das doenças dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes e dos seus substitutos;
  4. procedimentos preventivos, clínicos e cirúrgicos para regeneração dos tecidos periodontais e peri-implantares;
  5. procedimentos necessários à manutenção de saúde.

Odontopediatria

De forma geral a Odontopediatria resume-se no tratamento odontológico a crianças, com procedimentos que não são considerados de alto custo:

  1. promoção de saúde, devendo o especialista educar bebês, crianças, adolescentes, seus respectivos responsáveis e a comunidade para adquirirem comportamentos indispensáveis à manutenção do estado de saúde das estruturas bucais;
  2. prevenção em todos os níveis de atenção, devendo o especialista atuar sobre os problemas relativos à cárie dentária, ao traumatismo, à erosão, à doença periodontal, às mal-oclusões, às malformações congênitas e às outras doenças de tecidos moles e duros;
  3. diagnosticar as alterações que afetam o sistema estomatognático e identificar fatores de risco em nível individual para os principais problemas da cavidade bucal;
  4. tratamento das lesões dos tecidos moles, dos dentes, dos arcos dentários e das estruturas ósseas adjacentes, decorrentes de cárie, traumatismos, erosão, doença periodontal, alterações na odontogênese, mal-oclusões e malformações congênitas utilizando preferencialmente técnicas de mínima intervenção baseadas em evidência;
  5. condução psicológica dos bebês, crianças, adolescentes, e seus respectivos responsáveis para atenção odontológica.

Endodontia

De forma geral, a Endodontia resume-se em tratamento de canal.

  1. procedimentos conservadores da vitalidade pulpar;
  2. procedimentos cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares;
  3. procedimentos cirúrgicos paraendodônticos; e,
  4. tratamento dos traumatismos dentários.

Especialidades atendidas com procedimentos não cobertos pela Odontolegis:

Ortodontia

De forma geral, a Ortodontia, por meio de aparelho de correção, trata do reposicionamento dos dentes.

  1. diagnóstico, prevenção, interceptação e prognóstico das maloclusões e disfunções neuro-musculares;
  2. planejamento do tratamento e sua execução mediante indicação, aplicação e controle dos aparelhos mecanoterápicos, para obter e manter relações oclusais normais em harmonia funcional, estética e fisiológica com as estruturas faciais.

Prótese Dentária

De forma geral, a Prótese Dentária trata da substituição de dentes ou arcada, através de materiais produzidos por Laboratórios de Prótese Dentária.

  1. diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle dos distúrbios crâniomandibulares e de oclusão, através da prótese fixa, da prótese removível parcial ou total e da prótese sobre implantes;
  2. atividades de laboratório necessárias à execução dos trabalhos protéticos;
  3. procedimentos e técnicas de confecção de próteses fixas, removíveis parciais e totais como substituição das perdas de substâncias dentárias e paradentárias;
  4. procedimentos necessários ao planejamento, confecção e instalação de próteses sobre implantes; e,
  5. manutenção e controle da reabilitação.

Implantodontia

De forma geral, a Implantodontia trata da realização de enxertos ósseos e implantes dentários que darão suporte ao trabalho que posteriormente será feito através de Prótese Dentária.

  1. diagnóstico das condições das estruturas ósseas dos maxilares;
  2. diagnóstico das alterações das mucosas bucais, e das estruturas de suporte dos elementos dentários;
  3. técnicas e procedimentos de laboratório relativos aos diferentes tipos de prótese a serem executadas sobre os implantes;
  4. técnicas cirúrgicas especificas ou afins nas colocações de implantes;
  5. manutenção e controle dos implantes; e,
  6. realização de enxertos ósseos e gengivais e de implantes dentários no complexo maxilo-facial.

Radiologia Odontológica

De forma geral, a Radiologia Odontológica é um exame que proporcionará imagem de alta resolução para avaliação da arcada dentária ou de dentes específicos, que embasarão o trabalho técnico a ser realizado pelo Cirurgião Dentista.

  1. obtenção, interpretação e emissão de laudo das imagens de estruturas buco-maxilo-faciais e anexas obtidas, por meio de: radiografia convencional, digitalizada, e,
  2. auxiliar no diagnóstico, para elucidação de problemas passíveis de solução, mediante exames pela obtenção de imagens e outros.

Clareamento Dentário

Outro tratamento de alto custo que é realizado na Odontolegis é o Clareamento Dentário, que visa melhorar a estética dos dentes.

É importante reforçar que faltas não justificáveis ocasionarão em multa ou suspensão temporária dos serviços, porque geram a ociosidade remunerada do profissional dentista que aguarda o seu paciente, prejudicando outro filiado que busca um horário de atendimento, e ainda, onerando o Sindicato, sem a devida contrapartida. As faltas somente serão abonadas em casos de comprovada força maior que impediram o filiado de avisar antecipadamente o não comparecimento. 

O comunicado prévio de não comparecimento deverá ser realizado em até 24 horas de antecedência do horário da consulta, pelo telefone (61) 3246-2410 ou pelo e-mail [email protected].

Localização – A Odontolegis fica localizada no Centro de Atividades Sociais do Sindicato (CAS), na SGAS 609/ 610 Sul. Para mais informações e marcação de consultas entre em contato pelo telefone (61) 3246-2410.

Compartilhe:

Veja também: