Representantes regionais esclarecem dívidas com Administração do TCU durante encontro realizado pelo Sindilegis em Natal

Mais um dia produtivo e com uma pauta repleta de demandas voltadas para o Tribunal de Contas da União garantiram a continuidade dos trabalhos, na última quarta-feira (9), do Encontro de Representantes Regionais, que aconteceu no Hotel D Beach, em Natal – RN. Durante todo o dia, os 27 representantes regionais do Sindilegis estiveram atentos para conhecer mais profundamente as demandas que dizem respeito aos servidores do Tribunal e, assim, levar para os estados os desdobramentos dos temas.

A convite do Sindilegis, o secretário-geral da Administração do TCU, Carlos Roberto Caixeta, compareceu ao evento para esclarecer as dúvidas dos representantes regionais acerca dos principais pleitos dos servidores. A manhã inteira foi destinada para que Caixeta respondesse às perguntas encaminhadas via e-mail pelos representantes regionais, como também os questionamentos levantados pelos participantes do evento.

Demandas como APL/Gal; imposto de renda sobre férias; redução da carga horária para comissionados; pagamento dos resquícios da URV; integralidade da gratificação de desempenho para aposentados; e plano de carreira foram tratadas durante o Encontro, de maneira a atender os anseios da categoria presente.

De forma solícita, o secretário-geral da Administração respondeu todos os questionamentos e também se prontificou a tentar dar andamento a algumas demandas que estão no foco do anseio dos servidores. De acordo com Caixeta, apesar do cenário adverso, com uma crise financeiro-econômica que assola o País, a Administração do TCU tem envidado esforços para garantir especial valorização à categoria e a resolução de reivindicações consideradas prioritárias.

Um assunto de grande destaque na reunião foi a possibilidade das três Casas Legislativas implementarem em conjunto um plano de carreira que congregue toda categoria. Para isso, o presidente do Sindilegis, Nilton Paixão, solicitou  esforço do secretário-geral da Administração do TCU para que busque estreitar os laços com as Diretorias-Gerais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, no intuito de viabilizar esse pleito com celeridade.

“Caixeta, acredito que o momento é único para que possamos criar, conjuntamente, um verdadeiro plano de carreira. Em momentos de crise é que as soluções são forjadas”, frisou o presidente do Sindilegis. Nilton Paixão também se comprometeu a tentar viabilizar um grande encontro com a Câmara, o Senado e o TCU, a fim de alinhar os pontos de interesse em comum e fortalecer, de uma maneira geral, o Legislativo Federal brasileiro.

“Vamos fazer desse congresso um grande debate, para discutir efetivamente as demandas. Precisamos chamar os setores organizados da sociedade para fazer uma discussão de carreira. E esse não é apenas um desafio meu: todos nós precisamos nos responsabilizar”, declarou Paixão.

As perguntas e respostas feitas ao secretário-geral da Administração estarão disponíveis integralmente na próxima edição do TCU em Pauta

Tarde de debates

O período vespertino girou em torno das principais deliberações ocorridas durante o Encontro de Coordenadores Setoriais, realizado na última terça-feira (8). A Copa Sindilegis/TCU e a novidades sobre o evento ocuparam especial espaço na pauta de debates dos representantes regionais.

A possibilidade de expansão dos convênios do LegisClub mais uma vez foi lembrada pelos representantes e, desta vez, o presidente do Sindilegis prometeu empenho pessoal para solucionar a demanda. Ele também solicitou participação dos representantes regionais na medida, com a finalidade de viabilizar parcerias nos estados.

A valorização e a representação de classe dos servidores também foram temas que brilharam durante o período da tarde. Com intuito de garantir que a imagem dos servidores do TCU permaneça valorizada e reconhecida perante a sociedade, alguns representantes propuseram a realização de campanhas específicas voltadas para valorização da carreira.

De acordo com o diretor administrativo do Sindilegis, Dario Corsatto, o Sindicato atua e continuará atuando em prol dos servidores. “O sindicalizado é a nossa prioridade e queremos continuar fazendo o melhor para que a representatividade seja realmente efetiva, buscando, assim, sermos um grande fórum de discussões”, declarou Corsatto.

Atenção! – Nesta quinta-feira (10), tem início a 7ª Edição da Copa Sindilegis/TCU. Acompanhe o site do Sindicato e fique por dentro de todas as novidades.