Seminário sobre Previdência reúne Sindilegis e líderes do PDT

Participantes foram unânimes no discurso e afirmaram que uma reforma injusta contra o povo brasileiro, tanto da iniciativa pública quanto privada, será combatida fortemente

Na manhã desta terça-feira (19), o Sindilegis marcou presença em seminário ocorrido na sede nacional do PDT, onde especialistas, parlamentares e dirigentes sindicais se reuniram para discutir a atual situação da Previdência Social e a proposta de reforma previdenciária, que vem sendo trabalhada pelo Governo Federal. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) prevê entregar o texto final à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (20), onde iniciará a tramitação.

O seminário teve como palestrante o economista, especialista em Previdência e recém-eleito deputado federal pelo PDT, Mauro Benevides Filho. Também participaram autoridades como o candidato à presidência em 2018 Ciro Gomes; o líder do PDT na Câmara, deputado André Figueiredo (CE); o presidente do PDT, Carlos Lupi; o senador Cid Gomes (PDT-CE); o senador Weverton Rocha (PDT-MA); a senadora Kátia Abreu (PDT-TO), dentre outros.

Em sua apresentação, o deputado Mauro Benevides trouxe comparações entre o sistema brasileiro e o estrangeiro, no que se refere à reforma de Previdência. Além disso, falou sobre alguns pontos que considera preocupante no novo texto. “As pessoas ainda não se deram conta do que está escrito ali. Eles querem acabar com o regime de repartição e este pilar da Previdência precisa ficar. A proposta do Paulo Guedes [ministro da Economia] está acabando com esse regime. Além de não dar certo, a capitalização integral não será aceita pela sociedade”, declarou.

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, e o vice-presidente Paulo Cezar Alves acompanharam o debate. Os dirigentes reafirmaram o compromisso de lutar por uma Previdência justa e digna para todos os servidores. “As medidas estão sendo acompanhadas de perto. Nós estamos articulando com o Governo para que haja diálogo com as entidades, para que a proposta não coloque na conta do servidor uma dívida que não cabe a ele pagar”, afirmou Paulo Cezar.

Trabalhadores em pauta

De acordo com Carlos Lupi, a organização de um amplo debate sobre o futuro da Previdência está dentro do cronograma do partido. “Não é justo que o trabalhador pague pelos desvios e sonegações das grandes corporações. Porque não se cobra o que as grandes empresas devem à Previdência? Porque querem cobrar dos trabalhadores?”, enfatizou Lupi. O líder do PDT na Câmara, André Figueiredo, endossou o colega. “Estamos aqui reafirmando nossa missão com o povo brasileiro”, afirmou.

Em sua fala, Ciro Gomes afirmou não considerar razoável tratar de forma igual a aposentadoria entre mulheres e homens. “Temos compromisso com a classe trabalhadora e com os direitos adquiridos, portanto não aceitaremos aprovar uma reforma injusta contra o povo brasileiro”, comentou.

Compartilhe:

Veja também: