TCU inaugura novo endereço do Centro Cultural Marcantonio Vilaça

O Tribunal de Contas da União (TCU), com o objetivo de unir Educação e Cultura, reinaugurou o seu espaço cultural em Brasília nesta quinta-feira (29). O Centro Cultural Marcantonio Vilaça, localizado anteriormente dentro da sede da Casa, integra agora a estrutura do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), escola superior do TCU, localizada no Setor de Clubes Esportivos Sul.

A reinauguração foi marcada com abertura de duas exposições. O Sindilegis, como de costume, atuou como parceiro no patrocínio da propagação da cultura. O Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, prestigiou o evento. A cerimônia de reabertura contou, também, com a presença do Presidente do TCU, Ministro Raimundo Carreiro; do secretário-geral da corte, Rainério Rodrigues Leite; e do diretor do ISC, Mauricio Wanderley.

Para o governador do DF, o TCU merece parabéns pela iniciativa. Rollemberg ressaltou, também, a importância que o centro terá ao divulgar artistas brasilienses e nacionais. Espero que seja cada vez mais frequentado pelas nossas escolas, pela população, e incorporado definitivamente ao roteiro cultural de Brasília, analisou.

Carreiro explicou que a mudança do local destina-se a trazer o público para mais perto da arte. O intuito é que as galerias sejam um espaço aberto para toda a população, defende. O edifício conta também com um museu institucional, uma biblioteca e áreas voltadas à educação.

O vice-presidente do Sindilegis, Paulo Martins, elogiou a iniciativa do írgão em ampliar o espaço: Com este novo espaço, bem maior que o anterior, o Tribunal pode receber um número maior de exposições e mostras, contribuindo ainda mais para o incremento intelectual da população do DF.

A partir do dia 1º de setembro, o público brasiliense poderá conferir, no Centro Cultural Marcantônio Villaça, a tradicional Mostra de Talentos do TCU. O evento, realizado com o apoio expressivo do Sindilegis, está na 16Ìâå» edição e, neste ano, homenageia a falecida atriz Marília Pêra. Obras artísticas produzidas por servidores em diversas categorias como pintura, desenho, escultura e gravura estarão expostas.

Exposições

Até 19 de agosto, o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça apresenta a mostra Ordenamentos, de Bruno Moreschi. A exposição, sob curadoria de Caroline Carrion, traz um rico conjunto de obras, entre pinturas, desenhos, fotos e peças de mobiliário.

Também faz parte a exposição ficcional At your own risk – título de uma das obras exibidas, de autoria do artista fictício Elliot Ford. Na galeria do Museu do Ministro Guido Mondin está à mostra no TCU – a Evolução do Controle, que narra a evolução da corte desde sua instalação, em 1893, até os dias atuais.

Em exposição permanente, o público poderá conferir o mobiliário que compunha o antigo plenário da casa, fotografias, quadros, documentos histíricos, publicações, processos, objetos e ferramentas de trabalho de época.