1º dia do Encontro de Coordenadores e Representantes é marcado por balanço de ações e debates em prol dos servidores do TCU

O Hotel Carimã, na cidade de Foz do Iguaçu/PR, foi palco,na manhã desta segunda-feira (3), da abertura do Encontro de Coordenadores e Representantes do Sindilegis, evento tradicional encabeçado pela pasta de Integração Regional do Sindicato. O objetivo é integrar os cinco coordenadores regionais e os 27 representantes do TCU espalhados pelos estados brasileiros com as ações propostas pela diretoria do Sindilegis.

Mediado pela diretora de integração regional e o vice-presidente do Sindicato para o TCU, Simone Barbosa e Eduardo Dodd, respectivamente, o evento foi dedicado, pela parte da manhã, aos coordenadores regionais. À tarde, os representantes regionais se juntaram ao grupo para fomentar as discussões. O presidente da ASTCU, Regis Machado, também compôs a mesa de mediação do evento.

No período matutino, os coordenadores fizeram, sob a mediação de Simone Barbosa, um balanço de ações voltadas para as Regionais, do período compreendido entre 2010 e 2016, refletindo acerca das demandas implementadas, das dificuldades encontradas e das oportunidades de melhorias para os próximos anos.

Demandas – Durante a tarde do primeiro dia do Encontro, foram tratados, dentre outros, os seguintes assuntos: fortalecimento da Secretaria do Tribunal; inserção das Regionais de forma ativa nas discussões estratégicas do TCU; reestruturação da carreira e revisão da estrutura do TCU; adicional de especialização; concurso de remoção e lotação das Secretarias Regionais; questões relacionadas ao Pro-TCU; teletrabalho; e jornada de servidores em exercício de funções comissionadas.

“Esse momento é único para o Sindilegis, porque é quando realmente abrimos espaço para ouvir tudo o que as Regionais têm a dizer. Nas viagens que faço pelas Secretarias, sempre busco alinhar os trabalhos que nós, da diretoria do Sindicato, fazemos em prol dos servidores, mas é só no Encontro de Coordenadores e Representantes que realmente conseguimos compilar uma pauta de demandas e trabalhar em cima dela”, observou Simone Barbosa, na abertura do evento.

Da mesma forma, Eduardo Doddobservou o quão importante é para o Sindilegis reunir os colegas das Regionais durante dois dias para essa troca de experiências: “Neste momento, o Sindicato está voltado para os servidores que residem fora de Brasília, ouvindo e esclarecendo dúvidas. Este, sem dúvida, é um momento ímpar e que resume o verdadeiro papel de um sindicato: defender os direitos de sua classe”.

Ao final do dia, Simone Barbosa reiterou que todas as discussões realizadas no Encontro serão amplamente discutidas com os servidores da sede, em Brasília, bem como com os colegas lotados nas Regionais, por meio dos representantes regionais.

Segundo dia – Na manhã de terça-feira (4), o segundo dia do Encontro de Coordenadores e Representantes Regionais contará com a presença do secretário-geral de Administração do TCU, Carlos Roberto Caixeta. Também será dado seguimento às discussões e, ao final, será apresentada uma carta de deliberações do Encontro.