Eleições OAB-DF: Filiados ao Sindilegis concorrem ao cargo de Conselheiro

No próximo dia 29 de novembro, todos os advogados brasileiros votarão, nos estados, para eleger a nova presidência das seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil. No Distrito Federal, as chapas “Quem sabe faz a Ordem”; “Independência na Ordem”; “Somos todos OAB” e “Ordem democrática” concorrem aos cargos eletivos da entidade e apresentam nomes para Conselho Seccional, Diretoria, conselheiros Federais, Subseções e Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/DF). Filiados ao Sindilegis integram, como conselheiros, as chapas 10 e 40. Veja abaixo as principais propostas de cada chapa.

Como parte da chapa 10, “Quem sabe faz a ordem”, os filiados ao Sindilegis José Pinto da Mota Filho (Senado Federal) e Carolina Hernandes Grassi (Câmara dos Deputados) concorrem, respectivamente, aos cargos de Conselheiro Titular e Conselheiro Suplente. A chapa traz propostas inovadoras para solucionar os principais desafios da entidade. Neste ponto, a chapa defende diversas bandeiras, como a não reeleição, a formação de uma política apartidária, baixa anuidade e criação de central de recolocação destinada a identificar oportunidades de trabalho.

Além disso, a chapa apresenta diversas propostas na área de mercado de trabalho, como a luta no Congresso Nacional pelo fim da cláusula de barreira; a ampliação do número de Escritórios Modelos no DF; fiscalização do piso salarial do advogado empregado privado e ampliação de convênios com instituições financeiras na obtenção de crédito aos jovens advogados.

OAB TAMBÉM É DELAS

Com um dos grupos mais inclusivos das eleições da OAB-DF, a chapa 40 Ordem Democrática é formada em sua maioria por mulheres, que ocupam os principais cargos. Isso é algo inédito em 88 anos de história da OAB.

A chapa tem como principais propostas dinamizar a OAB como pronta asseguradora das prerrogativas da advocacia e de apoio ativo ao exercício profissional.O servidor do Senado Federal Augustino Pedro Veit, que compõe a chapa como Conselheiro Seccional, pondera que a OAB não contempla mulheres hoje em dia e é por isso que a chapa é tão representativa. “A OAB enfrentou muitos desafios nos últimos anos. Houve uma reivindicação para que as mulheres ocupassem pelo menos 30% do quadro das seccionais e isso nunca foi contemplado”, pondera.

Veit defende que o principal objetivo da chapa é resgatar o papel institucional da entidade, como defensora da Constituição, da ordem jurídica, dos direitos humanos e da justiça social: “Eu venho de um histórico de luta pelos direitos humanos. Minha contribuição principal é essa. A OAB não pode ser corporativista. Ela deve lutar pelos estudantes, por melhorias nas faculdades brasileiras, mas também tem que ser protagonista na área de direito”.

Onde votar

Para votar, basta comparecer ao local de votação designado munido de cartão e/ou carteira de identidade profissional. As urnas ficarão abertas de 9h às 17h, de forma ininterrupta, nos seguintes locais: Centro de Convenções Ulysses e Subseções de Brazlândia, Ceilândia, Gama e Santa Maria, Guará, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo, Paranoá, Planaltina, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga. O voto, conforme previsão legal, é obrigatório, sob pena de multa, inclusive para recém-inscritos – originariamente – e advogados com mais de 70 anos, nos termos da decisão proferida pelo Conselho Federal.

Também serão instaladas seções eleitorais, de forma descentralizada, para os advogados e advogadas regularmente inscritos na OAB/DF e lotados nos seguintes órgãos: Advocacia-Geral da União, Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Defensoria Pública do Distrito Federal, Procuradoria da Fazenda Nacional, Procuradoria-Geral do Distrito Federal, Caixa Econômica Federal e Tribunal de Contas da União.

Chapa 10 – Quem sabe faz a Ordem

Presidente: Jacques Veloso

Vice-presidente: Thais Riedel
Secretária-Geral: Ana Carolina Reis Magalhães
Secretária-Geral adjunta: Mariana Prado Garcia de Queiroz Velho
Tesoureiro: Fernando de Assis Bontempo
Presidente da CAA/DF: Antonio Alves Filho
Vice-presidente da CAA/DF: Pedro Anisio de Aguiar Sabo Mendes
Conselho Federal: Estefania Ferreira de Souza de Viveiros, Ricardo Alexandre Rodrigues Peres, Esdras Dantas de Souza; Cleber Lopes de Oliveira, Marcelino Rodrigues Mendes Filho, Jose Cardoso Dutra Junior.

Chapa 20 – Independência na Ordem

Presidente: Délio Lins e Silva Jr.

Vice-presidente: Cristiane Damasceno Leite Vieira

Secretário-Geral: Márcio de Souza Oliveira

Secretária-Geral Adjunta: Andrea Saboia Fonseca

Tesoureiro: Paulo Braz Siqueira

Presidente da CAA/DF: Eduardo Uchôa Athayde

Vice-presidente da CAA/DF: Mauro Júnior Pires do Nascimento

Conselho Federal: Francisco Caputo, Daniela Teixeira, Vilson Marcelo Malchow Vedana; Ticiano Figueiredo de Oliveira, Rodrigo Badaró Almeida de Castro e Raquel Bezerra Cândido Amaral Leitão.

Chapa 30 – Somos todos OAB

Presidente: Max Telesca

Vice-presidente: Renata Malta Vilas-Bôas
Secretário-Geral: José Alberto Araújo de Jesus
Secretária-Geral Ajunta: Andreia Moraes de Oliveira Mourão
Tesoureiro: Mauro Luciano Hauschild
Presidente da CAA/DF: Deverson Lettieri
Vice-presidente da CAA/DF: Paulo Roberto de Moraes
Conselho Federal: Amauri Serralvo, Felipe Inácio Zanchet Magalhães, José Rossini Campos do Couto Correa; Isabela Bueno de Sousa, Paulo Fernando Melo da Costa, Carolina de Abreu Batista

Chapa 40 – Ordem democrática

Presidente: Renata do Amaral Gonçalves

Vice-presidente: Maria Victoria Hernandez
Secretário-Geral: Abiner Augusto Mendes Gonçalves
Secretária-Geral Ajunta: Fabiana Oliveira Matos
Tesoureira: Nathalia Waldow de Souza Baylão
Presidente da CAA/DF: Maria Terezinha Nunes
Vice-presidente da CAA/DF: Carolina Costa Ferreira
Conselho Federal: Vera Lucia Santana Araújo, Rafael Ramalho Dubeux, Ilka Teodoro; Zara Pessoa Côrtes, Wanja Meyre Soares de Carvalho, Mariana Prandini Fraga Assis.