#ENCORE: Sindilegis debate pautas internas do TCU com secretários gerais e servidores

Com pauta extensa, Encontro de Representantes e Coordenadores Regionais do Sindicato foi promovido, em 11 de setembro, na cidade de Maceió

Sob a condução do vice-presidente do Sindilegis Alison Souza e dos coordenadores regionais do Sindicato Evaldo Araújo, Leandro Brum e Reginaldo Coutinho, os participantes debateram pautas internas ao TCU, na manhã do dia 11 de setembro, durante o Encontro de Coordenadores e Representantes Regionais do TCU. Entre elas, o novo modelo organizacional, o planejamento de controle externo, perspectivas orçamentárias e financeiras, teletrabalho, suporte e projetos de tecnologia da informação em andamento e, ainda, debates sobre medidas para fortalecimento e engajamento dos servidores no alcance de resultados institucionais.

Os debates contaram com a participação especial dos três secretários gerais do TCU, fato inédito em relação às edições anteriores, além dos secretários da STI, da Seccor e da Sec-AL. A presença em peso da Administração do Tribunal foi enaltecida pelos representantes por possibilitar debates mais ricos e gerar aproximação entre os servidores nos estados e a gestão do Tribunal.

À tarde, os temas se referiram às ações do Sindilegis em defesa das carreiras, instituições e das remunerações, além de benefícios e vantagens econômicas para os servidores. No tocante à defesa, houve apresentação e debate dos seguintes temas: reforma da previdência; aspectos da reforma tributária; e as ações judiciais patrocinadas pelo Sindilegis, tais como parcela compensatória, quintos, GAL/APL e PIS/PASEP.

As novas perspectivas de atuação do Sindilegis também estavam na programação do Encontro. Alison Souza deu detalhes a respeito das ações em andamento para transformar a atuação do Sindicato. Destacou que o Sindilegis manterá seu forte trabalho nas questões remuneratórias, mas ampliará a sua atuação como interlocutor dos servidores junto à sociedade. “É óbvio que continuaremos a defender os nossos salários, mas também temos que nos aproximar da academia, ciência, indústria, comércio e demais forças produtivas para debater a saúde pública, segurança, educação, desburocratização, modernização tecnológica e tantos outros temas de interesse do país. Os servidores do Legislativo e TCU têm muito a contribuir com o país e o Sindilegis tem o dever de organizar essa participação”.

No fim do Encontro, o presidente do Sindilegis Petrus Elesbão lançou uma grande novidade na área de benefícios: o novo atendimento odontológico. O contrato firmado com a empresa Hapvida se iniciará em 1º de outubro. Diferentemente do modelo anterior, baseado em uma única clínica em Brasília, o novo formato oferecerá centenas de clínicas em todo o território nacional. No Distrito Federal, haverá clínicas em várias cidades. Em breve o Sindilegis divulgará as informações a respeito deste assunto.