Academia Raia 10 aposta na psicomotricidade para melhor desenvolvimento das crianças

Há cerca de dois anos, a Academia Raia 10, localizada no Centro de Atividades Sociais do Sindilegis e uma das mais antigas parceiras do Sindicato, vem apostando numa prática para proporcionar uma maior interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais entre as crianças: a psicomotricidade.

Mas, afinal, o que é psicomotricidade? De acordo com a profissional Leilah Gondim, especialista em natação para bebês e psicomotricidade em solo e aquática, é uma série de atividades que abrangem o desenvolvimento do ser humano de forma global. Leilah é idealizadora do Programa de Psicomotricidade Bebês Brilhantes, disponível na Raia 10, trazendo para a academia sua experiência de quase vinte anos trabalhando com desenvolvimento infantil. E ela conta: filiados ao Sindilegis têm 20% de desconto nos valores das atividades.

“O Programa de Psicomotricidade Bebês Brilhantes é o primeiro programa que abrange o desenvolvimento global do bebê, integrando tanto o desenvolvimento em solo quanto em meio líquido”, explica Leilah. Como público-alvo, podem participar bebês a partir de 6 semanas até os 3 anos, com  atividades para estimulação que promovem o desenvolvimento pleno e saudável dos pequenos, respeitando cada etapa do desenvolvimento infantil.

Para cada idade e nível, o bebê tem uma turminha específica. Além disso, são fornecidas informações aos pais sobre cada fase do desenvolvimento e da importância de cada atividade realizada. O programa abrange atividades de psicomotricidade em solo e aquática de forma lúdica, com aulas divertidas e estimulantes.

“As aulas de psicomotricidade em solo proporcionam desenvolvimento aos bebês a partir de 6 semanas até 3 anos”, complementa a especialista. Atividades de integração sensorial, massagens, música e ritmos, exercícios para o desenvolvimento neuro-motor e cognitivo, aliado a um ambiente estimulante e acolhedor, proporcionam aos bebês um crescimento saudável e completo, tudo isso com o amor e carinho dos pais e profissionais.

“Os primeiros seis anos de vida, a chamada primeira infância, são fundamentais para as conexões neurais se desenvolverem. Se a criança não for bem estimulada nessa fase, pode apresentar problemas de fala, equilíbrio, coordenação motora e até no processo de aprendizado da leitura”, explica Leilah.

Quem participa, aprova!

O pequeno Benjamim tem apenas 6 meses, mas já pode ser considerado um veterano quando o assunto é atividade física. Todas às segundas-feiras, desde que tinha apenas seis semanas de vida, ele vai à Raia 10 e, com a ajuda da mãe, Camila, e de Leilah, participa atentamente de uma aula recheada de atividades lúdicas. Com músicas, brinquedos, objetos do seu cotidiano, aparelhos específicos e, claro, muito carinho, ele é estimulado a desenvolver mente e corpo de forma saudável. E integrada: o emocional, o físico e o cognitivo.

A mãe Camila Lopes, ex-servidora da Câmara dos Deputados e que agora está no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conta que já apostava na psicomotricidade na filha do meio, Catarina, que está atualmente com 3 anos e vê resultados muito positivos para crianças – tanto que também traz o caçula Benjamim desde que ele tinha poucas semanas de vida. Ela garante ter notado um grande avanço no desenvolvimento do filho desde que começou a frequentar as aulas.

“A Catarina, minha filha do meio, é uma criança focada e disciplinada, e credito isso às atividades que fizemos aqui com ela desde pequena. E o Benjamim, além das aulas proporcionarem um momento que eu tenho só com ele, percebo que ele é muito vivo, muito esperto e com um bom fortalecimento do tônus muscular”, revela Camila.

Informações sobre o programa

O Programa Bebês Brilhantes é subdividido por turmas e idades. A turma Bebês de Ouro é voltada para bebês a partir de 6 semanas até 6 meses e as atividades priorizam a informação aos pais sobre o desenvolvimento dos primeiros movimentos neuromotores dos bebês, por meio de estímulos sensoriais (visuais, auditivos, táteis), aumento do tônus muscular e estímulos vestibulares.

A turma Bebês Estrelas é para bebês a partir de 7 meses até 13 meses. Nessa fase, os bebês já possuem capacidades de aprendizagem motor-cognitiva e começam a ganhar luz própria.  Aulas dinâmicas, com muitas brincadeiras e informações importantes aos pais sobre o contínuo desenvolvimento dos seus filhos, sobre um mundo de descobertas que se abrem a esses novos exploradores.

Já a turma Crianças Brilhantes I é voltada para crianças de 13 meses a 25 meses. Nessa turma, as crianças são estimuladas e orientadas pelos professores e pais a descobrirem cada vez mais sobre seus corpos e, com criatividade, como realizar atividades divertidas e criativas, desenvolvendo cada vez mais suas potencialidades.

Por fim, a turma Crianças Brilhantes II, para crianças de 26 meses a 36 meses, recebe atividades voltadas à autonomia motora, interação social, criatividade cognitiva e emocional. A fase de desenvolvimento mais importante da primeira infância está na reta final, e para os pais, a descoberta dos filhos para um mundo de possibilidades e sucesso é primordial.

Para mais informações sobre valores e horários, ligue na Raia 10 por meio do telefone (61) 3244.4146.

Curiosidade: você sabe o que é sentido vestibular?

O sentido vestibular permite que o cérebro processe o movimento, o equilíbrio e a gravidade do corpo. Esse sentido é muitas vezes comprometido em indivíduos com autismo. O sentido vestibular é o sentido mais primitivo no ser humano e os pais podem oferecer atividades de estímulo a ele, como girar, balançar e pular. No entanto, esse processo deve ser feito lentamente e com a ajuda de um terapeuta ocupacional treinado em integração sensorial.

Compartilhe:

Veja também: