Aposentados e pensionistas do Senado farão recadastramento obrigatório pelo Gov.br

Para realizar o serviço anual obrigatório é necessário ter selo nível ouro na plataforma

Servidores inativos e pensionistas do Senado devem realizar o recadastramento anual obrigatório por meio da plataforma Gov.br. O procedimento deve ser feito nos meses de março e abril para garantir a continuidade do pagamento.

O serviço de recadastramento anual obrigatório on-line está disponível para os beneficiários cadastrados no aplicativo do Governo Federal – Gov.br – com o selo nível prata ou ouro.

Nesse caso, o beneficiário deve fazer login no aplicativo utilizando CPF e senha única. Em seguida, é preciso clicar na opção “Prova de vida”, no menu “Serviços”, e seguir as instruções para completar o reconhecimento facial.

O recadastramento também pode ser realizado por meio de formulário, que deverá ser solicitado à Coordenação de Benefícios Previdenciários – COBEP – do Senado para fins de atendimento presencial ou para posterior encaminhamento à Coordenação pelos Correios.

Caso o beneficiário opte pelo recadastramento por formulário, o aposentado ou pensionista deverá comparecer à COBEP durante o prazo estabelecido, munido do documento de identificação, ou poderá optar por encaminhamento de formulário por via postal, desde que esteja devidamente preenchido, assinado e com firma reconhecida por autenticidade.

Como obter selo ouro no Gov.br?

Ultimamente, a maioria dos serviços digitais oferecidos pelo Governo Federal tem exigido dos usuários os selos ouro ou prata da conta gov.br. Ao abrir a conta no sistema, o cidadão já tem o nível bronze. Mas é preciso avançar algumas etapas para conseguir a validação ouro ou prata e poder usufruir de todos os serviços remotos.

Veja como receber esses selos:

Se ainda não possui uma conta Gov.br, acesse aqui para criar.

Os três níveis da conta refletem a forma como ela é criada ou validada e diferenciam algumas características quanto aos aspectos:

• grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário ao criar a conta gov.br, ou seja, quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados;
• os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e
• as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.

Dessa forma, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.

Serviços x Selos

Com o selo bronze, o usuário consegue uma única conta para acessar diversos serviços digitais; fazer o login em qualquer serviço gov.br sem precisar de senha, usando apenas a biometria do celular; gerenciar as autorizações de uso dos seus dados e realizar a prova de vida utilizando o reconhecimento facial.

Apenas obtendo o selo prata ou o selo ouro se consegue visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais; utilizar serviços gratuitos de assinatura eletrônica no site assinador.iti.br; acessar serviços públicos que exigem o maior grau de confiabilidade da conta gov.br e habilitar a autenticação em duas etapas para ter mais segurança no uso da sua conta.