Aposentados e pensionistas do TCU têm até dia 31 deste mês para fazer a prova de vida

A prova de vida anual obrigatória para servidores inativos e pensionistas do Tribunal de Contas da União (TCU) já pode ser realizada. O prazo para cumprir a obrigação e não ter os benefícios suspensos começou no dia 1º e vai até o dia 31 do mês de outubro. A novidade deste ano é que a prova de vida pode ser feita de maneira digital, por meio do aplicativo gov.br, sem a necessidade de comparecer ao órgão.

O recadastramento pode ser feito de três maneiras distintas: digital (por meio do aplicativo gov.br), a distância (com o envio dos documentos comprobatórios) e, por fim, presencialmente (no próprio TCU).

O recadastramento digital está acessível para quem tem biometria facial cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Ou seja, para a pessoa com título de eleitor ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recentes. No app Gov.br, basta selecionar a aba “Serviços”.

A prova de vida também poderá ser feita a distância, por meio do envio de documento comprobatório de vida. Nesse caso, os beneficiários devem enviar a documentação exigida por SEDEX. A postagem deve ser feita até o dia 31 de outubro para o endereço SAFS Quadra 4, Lote 1, Anexo I, Sala 205, CEP: 70042-900, Brasília-DF.

Por fim, a prova de vida pode ainda ser feita presencialmente, na Sede do TCU em Brasília/DF ou nas Secretarias do Tribunal dos estados. Caso opte por ir ao edifício-sede em Brasília, procure a Central de Atendimento de Serviços Administrativos (CASA), das 10h às 18h, que funciona na sala 205 do Anexo I no TCU.

Para que o processo seja feito com mais agilidade, o Tribunal recomenda que os aposentados e pensionistas que forem fazer a prova de vida presencial nas unidades do TCU dos estados entrem em contato com a respectiva unidade para agendar horário.

Ficou em dúvida ou deseja ter instruções mais detalhadas? Acesse o site www.tcu.gov.br/provadevida ou entre em contato com a Central de Atendimento de Serviços Administrativos (CASA) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800-644-1500, opção 2.

Como realizar a prova de vida no aplicativo?

É necessário baixar o app Gov.br e cadastrar uma conta na plataforma. Se já tiver cadastro e aplicativo instalado, o usuário precisa apenas fazer login, digitando CPF e senha. Para iniciar processo de reconhecimento facial no app, deve-se utilizar a câmera do celular, sendo necessário autorizar o uso do dispositivo. Nesse caso, a prova de vida digital só está autorizada para quem tem cadastro biométrico no TSE ou na Senatran.

Compartilhe:

Veja também: