Atuação dos servidores do Senado e da Câmara no dia 8 /1 é relembrada um ano após ataques

No aniversário de um ano dos ataques às sedes dos Poderes brasileiros, um ato marcou a tarde desta segunda-feira, 8 de janeiro: o “Democracia Inabalada”. O evento teve como propósito relembrar os momentos críticos vividos há exatamente um ano, naquele 8 de janeiro de 2023, e destacar a força e a importância dos servidores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados durante o dia das invasões.

A atuação corajosa dos servidores das Casas foi lembrada e enaltecida por diversas autoridades presentes no evento, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu discurso, Lula enalteceu o trabalho das polícias Legislativas da Câmara e do Senado. “Aproveito para as policiais legislativas da Câmara e do Senado que, mesmo em minoria, recusaram-se a admitir golpe e arriscaram suas vidas no cumprimento do seu dever”.

A mesa solene contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, o ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, a ministra aposentada e presidente do STF na época dos ataques, Rosa Weber, o ex-presidente José Sarney, o ministro do STF, Alexandre de Morais, e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Governadores de Estado, deputados e senadores também estiveram presentes, demonstrando a importância do evento para a democracia brasileira.

O Sindilegis, representado pelo presidente Alison Souza e pelo secretário-geral, André Galvão, esteve presente no solenidade, que aconteceu no mesmo local onde a Entidade, junto com servidores das Casas Legislativas, liderou o ato “O caminho inverso: Ato pela democracia” um mês após os ataques.

Durante o evento, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), juntamente com Alison Souza e André Galvão, cumprimentou todos os servidores do Senado e da Câmara. Randolfe destacou a atuação heroica dos policiais legislativos: “Eu testemunhei a atuação heroica dos policiais legislativos da Câmara e do Senado. Se não tivessem impedido os algozes da democracia, o estrago teria sido maior”.