Bússola Tech e Sindilegis realizam conferência global sobre transformação digital em parlamentos

Teve início, nesta quinta-feira (13), a 2ª edição do “Legistech: the Americas – Transição para um Legislativo pronto para o digital”. O evento, que acontece presencialmente em Brasília (DF), no Senado Federal, nos dias 12 e 13 de abril, visa promover a troca de experiências entre as Casas Legislativas e seus participantes, bem como lançar luz sobre boas práticas e soluções tecnológicas para melhorar o processo legislativo nas Américas.

Realizado pela Bússola Tech, em parceria com o Sindilegis, a conferência reúne líderes e representantes dos parlamentos de países como Brasil, Angola, Moçambique, México, Uruguai, Peru, Suriname, Canadá, Zâmbia, Danúbia, Estados Unidos, de províncias da África do Sul, e das assembleias legislativas de estados brasileiros, possibilitando uma troca sobre as experiências vividas em cada um desses parlamentos.

O diretor de Educação e Cultura do Sindilegis, Pedro Mascarenhas, compôs a mesa de abertura, ao lado do diretor executivo do Senado Federal, Márcio Tancredi; do secretário-geral da Câmara do Uruguai, José Pedro Monteiro; do presidente da Conacate, Antônio Carlos Júnior; e do CEO da Bússola Tech, Luís Kimaid.

Representando o Sindilegis, Pedro Mascarenhas elogiou a iniciativa: “Essa troca de experiências é muito rica. Analisando as nossas vivências, a partir dessa necessidade comum de adaptação aos novos tempos, fica claro que temos mais em comum do que imaginávamos. Ter um espaço como esses para debater a transformação digital é muito importante para que possamos nos ajudar a transpor esses desafios”.

Luís Kimaid, CEO da Bússola Tech, concorda e complementa: ”o único caminho para a transformação digital efetiva do Poder Legislativo é por meio da colaboração e cooperação entre os departamentos internos e das Casas Legislativas, formando uma comunidade”.

Pensada para servidores e profissionais que atuam em parlamentos, a conferência irá discutir diversos temas relevantes para o processo de modernização digital. Um deles, debatido neste primeiro dia, foi “Governança de uma Estratégia de Modernização Legislativa”, que contou com a participação de Pedro Mascarenhas na mesa de debate. Como servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen), ele falou sobre os processos de trabalho adotados na Casa visando a modernização legislativa. “Precisamos ser orquestradores de todas essas novidades tecnológicas, de modernização, e sermos capazes de fazer com que tudo funcione em harmonia”, afirmou.

O presidente do Sindilegis, Alison Souza, que também compareceu ao evento, falou sobre a importância da transformação digital para os serviços e para os servidores. “A transformação digital é muito pertinente para nós, do Sindicato. Não apenas porque representamos categorias que são os atores por trás desses processos na Administração Pública, mas por entendermos que é uma etapa importante para uma maior acessibilidade e democratização dos serviços”, disse.

Temas debatidos no primeiro dia da Conferência

Neste primeiro dia de debate, aconteceram nove painéis, onde discutiu-se importantes temas relacionados à transformação digital e à modernização. Foram eles: Liderança Política para a Promoção da Modernização Legislativa; Governança de uma Estratégia de Modernização Legislativa; Estratégias de Dados Abertos nos Parlamentos; Arquitetura da Informação para o Processo Legislativo Digital: LegisTech – Mulheres em Liderança; Modernização do Sistema de Redação Legislativa; Parlamentos inteligentes, Democracia baseada em dados; Soluções digitais amigáveis ​​aos membros; Inteligência Artificial no Legislativo.

Legistech continua nesta sexta-feira com mais cinco painéis

Amanhã, 14 de abril, o Legistech continua, a partir das 8h. No segundo dia de conferência serão debatidos os seguinte temas: Ferramentas de Participação no Processo Legislativo; Tecnologias Assistivas na Transformação Digital Parlamentar; Conciliando a Estratégia de Modernização com o Regimento; Cooperação Interparlamentar para a Promoção da Modernização Legislativa; e Prioridades para a Modernização das Comissões Legislativa. O último painel acontecerá às 15h.