Café da manhã homenageia heróis da Saúde na Câmara dos Deputados: reconhecimento pelo trabalho na pandemia

O Brasil perdeu mais de 700 mil vidas durante a pandemia de COVID-19. Milhões de brasileiros choraram a morte de amigos e familiares devido a uma doença, até então, misteriosa. Na Câmara dos Deputados, na onda de 2021 da enfermidade, já haviam sido registrados 23 óbitos e 734 infecções entre servidores e parlamentares. Os números são altos e poderiam ter sido ainda maiores se não fosse o esforço e dedicação contínuos dos profissionais de saúde que compõem o Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Casa.

Confira algumas fotos do evento.

E foi com o intuito de valorizar e homenagear o empenho desses trabalhadores que foi realizado um café da manhã especial nesta sexta-feira (22). O Sindilegis, representante oficial da categoria, apoiou e prestigiou o evento, que contou com música ao vivo, comida e entrega de prêmios de reconhecimento. A mudança de nome de Departamento Médico (Demed) para DAS também marca esse momento de comemoração.

A deputada Érika Kokay (PT-DF) esteve presente e foi responsável por entregar um dos prêmios. “Estamos homenageando pessoas que nos deram segurança e que nos acolheram em momentos de muita apreensão, dúvidas e medo do amanhã. O departamento esteve todos os dias nos acolhendo. E o (antigo) Demed não falhou. Não falhou porque ele é construído pelas pessoas que aqui estão, desde recepcionistas, que atuam na limpeza, na copa; todos devem ser valorizados”, refletiu.

O vice-presidente do Sindicato, Paulo Cezar Alves, e os diretores Helder Azevedo, Ogib Teixeira e Eduardo Lopes compareceram à celebração e ofereceram os cumprimentos da diretoria à equipe do departamento. “Sou servidor da Câmara há 38 anos e utilizo rotineiramente o serviço do Departamento Médico. Tenho cinco filhos, já criados, e todos também foram atendidos aqui em algum momento de suas vidas. Como conselheiro do Pró-Saúde, eu vejo como é fundamental a existência desse setor”, avaliou Paulo Cézar.

A Diretora-Adjunta da Casa, Lucíola Calderari; o Advogado responsável pela Advocacia da Câmara, Jules Michelet; o Diretor Administrativo, Mauro Limeira; e a Diretora do DAS, Dra. Rosana Miranda, também discursaram e entregaram placas de reconhecimento. “Aqui, especificamente, atendemos aqueles que estão doentes, que estão sofrendo, que necessitam de alguma assistência. Essa singularidade de não serem apenas pessoas, servidores ou colaboradores competentes, mas sim singulares no atendimento. O sucesso é feito da união de pessoas, de um verdadeiro time em ação, e é isso que nós vemos no DAS. O trabalho de vocês é o que faz esta Casa ser o que é hoje, porque ninguém constrói nada sozinho”, ponderou Dra. Rosana.

Para a Diretora-Adjunta, Lucíola Calderari, a reunião marcou a celebração de uma conquista: “É muito bom podermos finalmente estarmos juntos, reunidos, para comemorar a grande vitória que foi vencer essa pandemia”.

Foram entregues 14 placas de homenagem a servidores e colaboradores de todos os setores que compõem o DAS. O ponto alto das honraria foi quando o pediatra do departamento, Carlos Roberto Rocha, também conhecido como “Dr. Carlinhos”, servidor da Casa desde 1997, se emocionou com o reconhecimento e afeto dos colegas. “Ele foi médico dos meus filhos por anos, e sempre cuidou deles com muito profissionalismo e carinho”, contou Lucíola Calderari.

Somente durante o ano de 2020, o primeiro da pandemia, o departamento realizou mais de 8.400 atendimentos de urgência, quase 21.000 atendimentos ambulatoriais e de teleconsulta e tratou de mais de 9.600 pacientes, entre servidores efetivos, comissionados, parlamentares, terceirizados e visitantes autorizados.