Congresso Nacional promove ações especiais para a Copa do Mundo

Iluminação especial das cúpulas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, exposição virtual, horários especiais de visitação, inclusive em idiomas estrangeiros, e distribuição de brindes e folhetos informativos. Essas são algumas das ações preparadas pelas áreas de Comunicação Social das duas Casas do Legislativo federal para o período da Copa do Mundo.
Além disso, numa parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB), o verde e o amarelo que já decoram outros pontos da capital passaram a iluminar também o Palácio do Congresso Nacional, um dos cartões postais da cidade.
No Salão Negro, espaço de recepção dos visitantes, dois telões irão exibir imagens e dados sobre os parlamentos dos 32 países participantes do Mundial da Fifa. Informações de cunho geográfico e político, como território, população, regime de governo e tipo de parlamento – unicameral ou bicameral – fazem parte da exposição “Parlamentos da Copa”. O objetivo é estimular o intercâmbio cultural e político, revelando curiosidades desses países.
O turista contará ainda com a distribuição de brindes e material informativo. Entre eles, mascotes do Congresso Nacional, especialmente criados para a Copa, feitos de papel, para que as crianças possam recortar e montar. Também serão entregues ao público infantil gibis do “Eu Sen’adoro um Passeio”, de Ziraldo, e da “Turma do Plenarinho”.
Para os adolescentes e adultos, foram criados cartões postais comemorativos, que podem ser enviados gratuitamente, com o selo pré-pago, desde que depositados na urna do Salão Negro. Para auxiliar as pessoas a localizar outros pontos do turismo cívico na capital, estarão disponíveis os impressos do grupo de Visitação Institucional Integrada em Brasília (Viibra), do qual participam vários órgãos públicos.

Horários especiais de visitação ao Congresso Nacional:
– de 1º de junho a 18 de julho – das 8h30 às 17h30, com o primeiro grupo saindo às 9 horas.
– O agendamento continua necessário para terças e quartas e para grupos com mais de 15 pessoas em dias úteis.
– Visitas em português a cada 30 minutos.
– Atendimento em línguas estrangeiras às segundas, quintas e sextas, dividido da seguinte forma: inglês, às 11h45 e 16h15; espanhol, às 12h15 e 16h45; e francês, às 12h45.
– Em dias de jogos da seleção brasileira, o atendimento ocorrerá em horário reduzido: entre 8 e 11 horas, com visitas a cada 30 minutos, a partir das 8h30. Tours em inglês às 9h30 e 10h30; e em espanhol, às 10 horas e 11 horas. Em dias de jogos da Copa do Mundo em Brasília, a visitação estará fechada.