Conheça alguns esportes das Olimpíadas que você pode praticar em seu dia a dia

Sindilegis traz uma lista com modalidades dos Jogos Olímpicos que podem ser adicionados a sua rotina

 

1. Vôlei

O vôlei é um dos esportes mais praticados no Brasil e entrou nos Jogos Olímpicos em 1964, na edição de Tóquio. É modalidade cheia de esperança para os brasileiros, já que as seleções masculina e feminina do nosso país conquistaram diversas medalhas nas edições anteriores. O vôlei pode ser praticado em clubes e traz como principais benefícios a melhora da cognição, o aumento da capacidade cardiorrespiratória, fortalecimentos da musculatura do corpo e redução do nível de estresse.

 

2. Natação

A natação é considerada como esporte olímpico desde 1912, sendo a atividade que mais distribui medalhas em uma edição das olímpiadas. É comum encontrar em cidades, academias ou clubes que oferecem aulas de natação. Além de aprender a nadar, esse desporte pode desenvolver a musculatura e promover outros benefícios para o organismo como a queima de gordura e melhoria na respiração.

 

3. Basquete

Um outro clássico esporte dos Jogos Olímpicos e que também pode ser praticado em clubes diversos é o basquete, em que os Estados Unidos são os maiores vencedores de medalhas nesta modalidade. Além de melhorar a resistência muscular, esse esporte é responsável por exercitar a concentração, o foco e o espírito competitivo no atleta.

 

4. Boxe

O boxe vem ganhando mais destaque pelo Brasil nos últimos anos, podendo ser praticado em clubes de luta, de forma independente e até mesmo dentro de academias. O esporte entrou para os Jogos Olímpicos em 1904 e tem uma extensa de lista de benefícios para o organismo. Os treinos podem desenvolver os músculos, exercitar a concentração, reduzir o estresse, melhorar a postura e ainda promover a sua capacidade de defesa pessoal.

 

5. Halterofilismo

O famoso levantamento de pesos, praticado bastante pela população brasileira em academias, também é considerado um esporte olímpico desde 1896, na edição de Atenas. Os atletas executam movimentos conhecidos como “supino” com barras e halteres. O halterofilismo pode ser praticado em academias, mediante uma avaliação física de um profissional. Além de desenvolver a musculatura, reduz o percentual de gordura e auxilia na postura.

 

6. Skate

Nesta edição de Tóquio, o skate estreou como um novo esporte olímpico e o Brasil já chegou a conquistar medalha de prata. O esporte esteve se tornando mais popular nos últimos anos e pode ser praticado ao ar livre em pistas de skate, parques ou até em clubes especializados na atividade. O skate pode garantir melhoras cardiorrespiratórias, no equilíbrio e na coordenação motora.

 

7. Tênis de mesa

Conhecido popularmente como ping-pong, o esporte foi reconhecido nos Jogos Olímpicos em 1988 e pode ser encontrado facilmente em clubes e até em áreas de lazer de condomínios. O exercício pode melhorar a coordenação motora e reflexos, além de estimular diferentes partes do cérebro.

 

8. Futebol

O grande esporte brasileiro está dentro dos Jogos Olímpicos desde 1900, na edição de Paris, e pode ser praticado em clubes, áreas de lazer e até de forma independente em quadras da sua cidade. Alguns dos benefícios do esporte são: melhora na agilidade e coordenação, desenvolvimento da musculatura, queima de gordura e ainda auxilia na socialização.

 

9. Judô

Além do boxe, outras artes marciais marcam presença nas Olimpíadas. O judô tem origem no próprio Japão e tornou-se esporte olímpico em 1964. Essa atividade pode ser praticada em clubes de luta ou centros especializados no exercício. Os principais benefícios para a saúde envolvem fortalecimento dos músculos, melhoria na concentração e desenvolvimento da defesa pessoal.

 

10. Atletismo

Para finalizar a lista, o atletismo é um esporte clássico das Olimpíadas e pode ser praticado diariamente. O exercício é dividido em três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. Parques com circuitos de corrida são os melhores locais para praticar a atividade que traz diversos benefícios para o organismo como a queima de gordura, o fortalecimento da musculatura, a redução de estresse e o maior qualidade de sono.

Compartilhe:

Veja também: