Conquista histórica: derrubada do veto 13/2010 é uma das importantes vitórias do ano

No decorrer do ano de 2023, o Sindilegis alcançou uma série de conquistas significativas, destacando-se entre elas a derrubada dos itens 1 e 5 do veto 13/2010. Essa vitória histórica representou uma mudança nos requisitos de ingresso para o cargo de técnico legislativo da Câmara dos Deputados, agora exigindo o nível superior. Além disso, a derrubado do veto também garantiu que o primeiro curso de graduação seja considerado para o pagamento de adicional de especialização, beneficiando tanto técnicos quanto analistas.

Essa era uma demanda antiga dos técnicos, originada nas negociações do plano de carreira de 2010, que pode ser solucionada pela atuação incansável do Sindilegis, que dedicou grandes esforços para obter essa conquista. O presidente do sindicato, Alison Souza, ressaltou que a derrubada do veto representa um fortalecimento não apenas da carreira, mas também dos servidores públicos da Casa. Ele enfatizou que, desde maio de 2023, os servidores da Câmara, por meio de uma assembleia geral, elegeram a derrubada desses itens como prioridade para a carreira.

Para alcançar esse objetivo, o Sindilegis uniu forças a diversas autoridades e servidores da Casa, todos fundamentais em todo o processo. Por isso, o Sindilegis reforça os agradecimentos ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), à deputada Erika Kokay (PT-DF) e, especialmente, ao deputado Rafael Prudente (MDB-DF), pela defesa na reunião de líderes da inclusão do veto n° 13/2010 na pauta da sessão do Congresso Nacional.

O Sindicato também reconhece a valiosa contribuição dos servidores da Casa: Gilberto de Almeida, diretor de acompanhamento junto ao Congresso Nacional (DACON/SEPAR/SRI/PR), Carla Carolina da Silva e Carlos Filipe Gomes, ambos da liderança do Governo no Congresso Nacional.