Décadas de dedicação ao serviço público e legado inspirador: servidores aposentados contam trajetória na Câmara

Experiências, sabedoria acumulada e décadas de dedicação ao serviço público. Essa é a história do casal de goianos Jair Pereira Barbosa e Aurora Gonçalves Barbosa, servidores aposentados da Câmara dos Deputados. Em visita à Casa na última semana, os servidores conheceram o Espaço do Sindilegis localizado no 27º andar da Câmara e foram recebidos pelo presidente do Sindicato, Alison Souza, e os diretores André Galvão e Helder Azevedo.

Nascido em Alto Paraíso (GO), Jair, 91 anos, começou sua trajetória na Câmara em 1962 como assessor técnico. Ele carrega, e exibe com orgulho, na carteira o primeiro documento funcional. Graduado em Estatística, era servidor do IBGE quando foi aprovado no concurso para a Casa legislativa. O aposentado atuava no setor de mecanografia. “Foi uma experiência maravilhosa trabalhar na Câmara dos Deputados. Eu me sinto privilegiado”, resumiu o servidor aposentado, que diz manter o vínculo com a Casa até os dias atuais.

Aurora, 89 anos, lembra que os concursos para a Câmara já eram muito difíceis nas décadas de 60 e 70. Natural de Rio Verde (GO) e professora primária e servidora da Universidade de Brasília (UnB), a aposentada conta que graduou-se em Biblioteconomia para se tornar servidora da Câmara. Em 1971, após muito estudo, assumiu o cargo de bibliotecária: “Fui muito feliz trabalhando na Câmara. O ambiente era muito agradável, eu fiz muitas amizades, e mantive contato com muitos colegas”.

Após percorrerem um longo caminho em suas carreiras no serviço público, Jair e Aurora se aposentaram em 1990, no mesmo dia. Casados desde 1959, eles têm quatro filhos e nove netos. Hoje, os aposentados dividem o tempo entre Brasília e Alto Paraíso. A rica contribuição e o legado do casal perduram, inspirando gerações presentes e futuras