Desafio de Inovação do Senado premia soluções empreendedoras e criativas de servidores

Na última quinta-feira (31), foram reveladas as propostas vencedoras do Desafio da Inovação, evento promovido pelo Núcleo de Apoio à Inovação do Senado Federal (Nainova). A atividade buscou estimular a criatividade e o empreendedorismo entre os servidores e colaboradores do Senado Federal.

O Sindilegis, junto com a Associação dos Consultores e Advogados do Senado Federal (Alesfe), é um dos apoiadores da Secretaria desde a sua concepção e recebeu uma premiação honrosa, destinada ao diretor de Educação e Cultura da entidade, Pedro Mascarenhas, que é servidor do Prodasen (Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal).

“A colaboração entre o Senado e o Sindilegis marca um avanço significativo na promoção da inovação e do empreendedorismo no âmbito legislativo, incentivando a criatividade e a criação de soluções inovadoras para enfrentar os desafios que a instituição enfrenta”, avaliou Pedro.

O Desafio da Inovação reconheceu soluções inovadoras em duas categorias: APPrimora e Senado em Jogo. Na categoria APPrimora, o grande vencedor foi Airton Aragão, servidor da Secretaria de Apoio à Comissão de Meio Ambiente, com sua solução PowerApp para assessores dos membros de comissão. Essa ferramenta visa aprimorar e centralizar os processos de trabalho, proporcionando autonomia aos assessores parlamentares das comissões da Casa legislativa. Inicialmente, o aplicativo será implementado na Comissão de Meio Ambiente e, posteriormente, integrado à rotina de outras unidades. Além disso, os finalistas dessa categoria também receberam menções honrosas e prêmios de R$ 1 mil.

Na modalidade Senado em Jogo, o grande vencedor foi Valter Rosa Júnior, colaborador da Assessoria Técnica da Secretaria de Comunicação, com o DEMOKRATIA – O JOGO DA DEMOCRACIA. Esse jogo, voltado para estudantes do ensino médio de 14 a 17 anos, aborda temas como cidadania, democracia e história, apresentando um quiz focado no papel e na atuação do Legislativo. O objetivo do jogo é percorrer 97 casas no “caminho democrático” e chegar ao Congresso Nacional para vencer. O Senado planeja distribuir o jogo em ações institucionais, como o Jovem Senador, ampliando seu alcance educacional.

A diretora-geral, Ilana Trombka, lembrou que a vontade de incorporar as temáticas de intraempreendedorismo e inovação na Casa surgiu há alguns anos, durante as aulas de uma disciplina de seu doutorado. Na época, o anseio foi compartilhado com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, que deu aval às iniciativas. “Inovação tem a ver com abertura de pensamento. Está relacionada com pensar uma forma diferente de fazer e isso está muito presente em nossa vida. Daqui dessas cadeiras coloridas do Nainova que a gente não vê nas nossas salas, a gente sai inspirado para levar inovação para outros lugares”, explicou.