Diretoras do Sindilegis ressaltam importância de fortalecimento do serviço público em congresso da Conacate

As diretoras Fátima Mosqueira e Magda Helena marcaram presença nesta quarta-feira (3) no VII Congresso Nacional da Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate). Com o tema “O Brasil que queremos”, o evento reuniu diversas lideranças e entidades filiadas que representam os servidores públicos no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados.

O encontro trouxe um panorama das principais medidas adotadas no serviço público nos últimos anos e os impactos trazidos por elas. Entre os temas discutidos, a Reforma da Previdência e a Reforma Administrativa. “Debatemos aqui as mudanças que tentam precarizar o serviço público e vilanizar os servidores, como a PEC 32. Graças a uma intensa mobilização dos servidores e das entidades sindicais, essa proposta não foi aprovada”, apontou Fátima Mosqueira.

O congresso também trouxe reflexões sobre o papel do sindicalismo. “Um dos desafios do movimento sindical é se aproximar da sociedade e traduzir para o povo, por meio de uma linguagem simples, a importância e essencialidade do serviço público”, completou Magda Helena.

O evento, promovido pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e Conacate, continua nesta quinta-feira (4).