Em solenidade na CLDF, Dayse Amarilio torna-se a nova Procuradora Especial da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher tem oficialmente uma nova procuradora: a deputada distrital Dayse Amarilio. Empossada nesta sexta-feira (23) em solenidade na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a parlamentar – que tem formação em enfermagem obstétrica e especialização em Saúde da Família – afirma que seu principal objetivo à frente da Procuradoria será intensificar a discussão sobre políticas direcionadas a esse grupo e fomentar o desenvolvimento de uma sociedade onde o respeito e a garantia dos direitos das mulheres sejam uma realidade.

“Como Procuradora da Mulher da CLDF, seguirei trabalhando para que o legislativo local participe ativamente do debate sobre as questões que afetam as mulheres. Além disso, buscarei promover ações e projetos que contribuam para a efetiva garantia dos direitos das mulheres no Distrito Federal e entorno, em especial o combate às inúmeras violências que acabam por culminar em feminicídios e ceifar inúmeras vidas precocemente”, afirma Dayse.

Em pleno 2023, os números com dados sobre o grave cenário de violência enfrentado pelas mulheres no DF assustam: de acordo com informações fornecidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), houve um aumento alarmante nos casos de feminicídio no Distrito Federal, que se tornou o crime com o maior crescimento na região durante o último ano.

Inserido na pauta pelo fim da violência contra a mulher e na promoção de políticas públicas que tragam a equidade de gênero, o Sindilegis marcou presença na cerimônia, com a participação de Fátima Mosqueira, diretora interinstitucional do Sindicato. “Buscaremos trabalhar junto com a nova procuradora e trazer soluções concretas para as mulheres do DF, com segurança, proteção e oportunidades iguais”, afirma.

Além de ter assento no Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM/DF), o Sindilegis trabalha há anos para trazer luz ao tema, com campanhas premiadas, como o livro “Como não ser um babaca”, “Florzinha é bom, mas direitos iguais é melhor” e “Armas contra o machismo”. E o relacionamento entre o Sindilegis e a nova procuradora já é antigo. Inclusive, Amarilio esteve presente nas gravações do programa “Café com Política: especial eleições”, realizado pelo Sindicato em 2022, no qual recebeu em suas dependências os candidatos aos cargos de deputados federais e distritais, senadores e governadores para o DF.

Para rever a participação da procuradora, clique aqui.