Emoção e homenagens marcam cerimônia de posse de 55 novos policiais do Senado

Na manhã de quarta-feira (13), o Auditório Petrônio Portela do Senado Federal foi palco da solenidade de posse de 55 policiais legislativos. Um dos destaques da nova turma que comporá o quadro funcional do Legislativo é a grande adesão de mulheres: no total, são 20 novas servidoras.

Marcada por discursos emocionantes, a solenidade contou com a participação do 1º vice-presidente do Senado, senador Veneziano Vital do Rêgo; da diretora-geral da Casa, Ilana Trombka; da coordenadora-geral de pessoal, Beatriz Izzo; e do chefe da Polícia do Senado, Alessandro Morales Martins. Representando o Sindilegis, compareceram à cerimônia o vice-presidente do Sindilegis pelo Senado, Antonio Vandir, e os diretores Eduardo Lopes, Narciso Mori e Pedro Mascarenhas.

Ane Carolina de Oliveira Rocha, é uma das novas policiais e foi escolhida como a oradora da turma. “É com grande honra e privilégio que me dirijo a todos vocês neste momento solene e significativo, a cerimônia de posse dos novos policiais legislativos federais, que hoje se juntam para servir e proteger nossa nação, no âmbito legislativo, mas também temos muito mais que isso. Temos sonhos realizados, objetivos alcançados e histórias de superação”.

A Polícia do Senado é responsável pela segurança e proteção no espaço físico da Casa, apoiando comissões e o corregedor parlamentar, além de colaborar na gestão da Política de Segurança Corporativa. Os servidores exercem atividades como policiamento, investigação de infrações, proteção de autoridades, cumprimento de mandados e demais atividades de segurança legislativa, garantindo a integridade do ambiente parlamentar.

Durante a solenidade, foi elogiada a atuação dos policiais durante os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. O senador Veneziano Vital do Rêgo rendeu homenagens à Polícia Legislativa pela atuação nos atentados. “Desde o fatídico dia 8 de janeiro, cujas cenas são indizíveis, não só aqueles e àquelas, dentre estes valorosos e valorosas companheiros, que combateram o bom combate, em defesa desta instituição, do Congresso Nacional e da democracia, para tentar conter uma turma ensandecida não apenas violentou os espaços físicos da nossa democracia, como também os nossos valores que todos devemos proteger”.

Na ocasião, os princípios republicanos que norteiam os trabalhos desenvolvidos no Senado foram destacados pela diretora-geral, Ilana Trombka: “Que possamos seguir nessa boa trajetória e trazer luz, democracia e simbologia e especialmente, a força do Legislativo brasileiro para toda a população”.

A turma concluirá o curso de ambientação, parte do programa de integração do Senado, na sexta-feira (15), no auditório Antônio Carlos Magalhães, no prédio do Interlegis.