Conheça um pouco da história do servidor homenageado no “Gente que Inspira” 2020 que foi um dos responsáveis em viabilizar as sessões plenárias virtuais do TCU
Desafio é sinônimo de estímulo e motivação para o servidor do Tribunal de Contas da União (TCU) Paulo Morum. E se tem uma palavra que pode definir o ano de 2020 em meio à turbulência imposta pela pandemia do novo coronavírus, seria essa: desafio. Em um cenário de isolamento social e teletrabalho, as sessões plenárias do TCU precisavam continuar. A inovação na Corte de Contas foi essencial para que os trabalhos não parassem.
Subsecretário da 1ª Câmara do Tribunal, Paulo se destacou ao chefiar a equipe que proporcionou que as sessões plenárias passassem a ser virtuais: “O desafio de melhoria me estimula. É motivador conseguir aprimorar o que já temos e buscar otimizar o processo de trabalho”, resume.
Além de coordenar e assessorar os ministros durante a realização das sessões, o servidor assumiu, desde 2005, a gestão dos sistemas de informática que são utilizados pelos gabinetes dos ministros, pelo Ministério Público junto ao TCU e pela Secretaria das Sessões: “Gosto muito do que faço. A minha dedicação ao Tribunal vai além da conta”. E completa: “Empenho é uma palavra que traduz bem o que é ser servidor”.
A escolha de Paulo Morum pelo serviço público foi algo natural, explica ele. Formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), o brasiliense passou a integrar o corpo de técnicos federais de controle externo do TCU em 1994. Nesses 26 anos de Tribunal, Paulo trabalhou no Protocolo, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), na Consultoria Jurídica e no gabinete da Corregedoria do Tribunal.
“No TCU nós lidamos o dia todo com notícias ruins, como desvios de recurso público. Estamos sempre correndo atrás de pessoas que estão gerindo mal esses recursos e isso, de certa forma, traz um peso porque temos que manter a esperança na melhoria das coisas. Por outro lado, isso também nos estimula a nos dedicarmos mais para que as coisas possam melhorar”, pondera.
Para Paulo, o TCU é uma instituição que estimula os servidores a se empenharem para entregarem excelentes resultados. “O corpo técnico é muito empenhado, o quadro é muito oxigenado e o grupo é muito seleto. O trabalho do TCU estimula o empenho das pessoas. Ao atuar na administração do dinheiro público, estamos o tempo todo tentando evitar que recursos sejam desviados”, analisa.
Casado com Luciana há 24 anos e pai de Beatriz, de 21 anos, e Carolina, de 19, Paulo se sente realizado na vida pessoal e profissional. “Estou bem satisfeito. Atuo na unidade que sempre almejei trabalhar e gerencio um sistema que influencia a forma como o trabalho é desenvolvido na Casa. Isso é estimulante e motivador. Quando você gosta do que faz, sempre faz bem. A minha meta agora é sair bem dessa pandemia, viajar e, um dia, poder curtir a minha aposentadoria”, conta.
O servidor elogiou a iniciativa do Sindilegis com o prêmio “Gente que Inspira” e ressaltou a relevância desse tipo de honraria. “Fiquei muito feliz com o reconhecimento. Nós, servidores públicos, não esperamos ou estamos acostumados com essas homenagens”, afirma.