Equidade e diversidade nos espaços de poder: conheça Fernanda Tercetti, primeira mulher negra Consultora de Orçamentos do Senado Federal

Em uma sociedade historicamente marcada por desigualdades, destacam-se mulheres que conquistam espaços significativos com muita determinação. Entre elas, Fernanda Tercetti, a primeira mulher negra a ocupar o cargo de Consultora de Orçamentos do Senado Federal.

A servidora recém-empossada possui vasto conhecimento em orçamento público, adquirido durante os 12 anos de experiência no Poder Executivo em órgãos como a Controladoria-Geral da União, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e o Ministério do Planejamento e Orçamento.

Consciente das barreiras históricas enfrentadas, Fernanda destaca a importância da representatividade de gênero e raça. Ela enfatiza o papel da mulher negra na promoção da diversidade e equidade nos espaços públicos de poder. Além disso, relembra o comprometimento dedicado aos estudos ao longo de sua vida. Da graduação em Direito e Contabilidade aos concursos públicos, sua jornada exigiu abnegação e paixão pelo aprendizado para conciliar o trabalho com os estudos. “Quando temos um desejo genuíno, fazemos de tudo para alcançar esse objetivo”. E pondera: “Nos colocamos à prova, nos sobrecarregamos, mas é como se você não estivesse penando por isso”.

Além das parlamentares, as Casas Legislativas são compostas por um amplo corpo técnico, que ressalta a importância da representatividade no ambiente de trabalho. Diante dos obstáculos que as mulheres enfrentam durante a carreira, Fernanda destaca: “Estamos entrando cada vez mais nos espaços públicos de poder e, com mais representatividade, cria-se um ambiente mais diverso e inclusivo para que mais mulheres e mais pessoas negras possam ocupá-los e desempenhar bem suas funções.”

Neste Mês da Mulher, a nova servidora deixa um recado: “Nós somos muito guerreiras e temos que acreditar que conseguimos chegar onde a gente quiser!” O Sindilegis parabeniza Fernanda e todas as mulheres, reafirmando seu compromisso com a promoção da inclusão nos ambientes de poder.