“Essa história não é minha, mas poderia ser”: confira a campanha do Mês da Mulher do Sindilegis em parceria com Senado e TCU

Celebrado em todo 8 de março, o Dia Internacional da Mulher representa a luta contra a discriminação de gênero e destaca as conquistas já alcançadas pelas mulheres. Pensando nisso, o Sindilegis, em parceria com o Senado Federal e o Tribunal de Contas da União, lançou a campanha “Essa história não é minha, mas poderia ser”. Para a iniciativa, servidoras, comissionadas, terceirizadas e estagiárias emprestaram suas vozes para contar relatos de violência e discriminação no ambiente de trabalho que não são suas histórias pessoais, mas que poderiam muito bem ser.

Os depoimentos dessas mulheres serão apresentados em totens instalados no Senado e no TCU a partir de sexta-feira (8) em formato de audiobook. Além das histórias, todos os dias o totem irá disponibilizar uma frase diferente para que os interessados e as interessadas votem se já passaram por determinada situação ou não, a fim de aferir e contabilizar os absurdos ouvidos diariamente.

Junto aos totens, os visitantes terão a oportunidade de conferir a terceira edição do livro “Como não ser um babaca”, o guia prático do Sindilegis que ajuda homens a desconstruírem comportamentos machistas do dia a dia. Desta vez na cor rosa, a publicação fecha a trinca de livros que vem sendo distribuídos todos os anos no mês de março nas dependências das Casas e em outros órgãos da Administração Pública.

Para a diretora de comunicação do Sindilegis e servidora do Tribunal de Contas da União (TCU), Elisa Bruno, a campanha é uma ferramenta importante para trazer luz a situações que incomodam e constrangem as mulheres: “Para alguns um comentário como esse pode passar por despretensioso ou ‘brincadeira’, mas queremos mandar um recado, junto às Casas legislativas, que esses comentários precisam acabar. Estamos lutando por um ambiente de trabalho mais harmônico e esperamos conseguir contribuir para uma mudança de atitude.”

Os totens estão espalhados em três locais: no Senado Federal, próximo à biblioteca no Anexo II; no Instituto Serzedello Corrêa; e no TCU, próximo ao restaurante do Tribunal de Contas da União no meio da passarela e do Anexo I.

Confira a campanha na íntegra com os depoimentos a seguir!