#FicaADica: O Caso Evandro e mais 6 obras de intrigantes crimes reais

Confira a curadoria do Sindilegis de séries, podcasts e obras literárias inspiradas em histórias de crimes reais

 

Desde a antiguidade, a humanidade comete crimes severos e violentos. Muitos entraram para a história, sendo adaptados em obras do cinema, literatura, teatro e outras mídias, o que consolidou o subgênero true crime (crimes reais). Se você gosta de contos policiais e fica intrigado com histórias cheias de investigação, mistérios e reviravoltas, confira esta lista de produções audiovisuais, podcasts e livros sobre crimes reais.

1. O Caso Evandro, podcast, livro e série

Muito comentado, o Caso Evandro, popularmente conhecido como “Bruxas de Guaratuba”, ganhou maior projeção devido ao podcast idealizado por Ivan Mizanzuk e lançado em 2018. A história também ganhou palco em uma série produzida pela Globoplay, sucesso de crítica e público, e foi transformada em livro. Em 1992, o pequeno Evandro Ramos Caetano, de apenas 6 anos, desapareceu e posteriormente foi encontrado sem as mãos, os cabelos e as vísceras. Foram levantadas diversas suspeitas sobre o crime, incluindo teorias relacionadas a cultos satânicos. Sete pessoas foram apontadas como possíveis culpadas, sendo que duas dessas tinham ligação com o prefeito da cidade. Contudo, a história não é tão simples assim. Este caso, que até hoje nunca foi plenamente solucionado, apresenta plot twists que nenhum filme de Hollywood poderia prever.

O podcast tem 36 episódios, alguns chegando a mais de uma hora de duração, e pode ser ouvido pelo Spotify, iTunes e outras plataformas de áudio. A série de TV pode ser vista em 8 episódios pelo serviço de streaming Globoplay. Por fim, o livro de Mizanzuk foi publicado recentemente e está disponível para compra nas principais livrarias.

2. Quem Matou María Marta?, série da Netflix

Em formato de documentário, a Netflix produziu uma série que acompanha uma investigação da morte de María Marta Garcia Belsunce, um caso chocante que ocorreu em 27 de outubro de 2002, na Argentina. A socióloga María foi encontrada sem vida na banheira de casa. A causa da morte, a princípio, parecia um acidente doméstico, segundo relato do marido. No entanto, a autópsia revelou que María morreu após levar cinco tiros na cabeça. O verdadeiro assassino permanece um mistério até hoje.

3. A Mente do Assassino: Aaron Hernandez, série da Netflix

Também produzido pela Netflix, esta série, lançada em 2020, reúne entrevistas e uma intensa investigação com amigos e familiares do atleta Aaron Hernandez, que foi condenado em 2015 pelo assassinato de Odin Lloyd. O documentário busca encontrar respostas para justificar o que levou Hernandez a cometer o crime. A série está disponível na Netflix.

4. A Sangue Frio, livro de Truman Capote

A Sangue Frio, livro escrito por Truman Capote e publicado em 1965, relata o assassinato de uma família estadunidense na cidade de Holcomb, em Kansas. O autor reuniu entrevistas com familiares e amigos das vítimas, diversas investigações e até arquivos para escrever o livro, que foi considerado como a primeira obra do Novo Jornalismo. Em 2005, o livro foi adaptado para os cinemas com o filme Capote, estrelado por Philip Seymour Hoffman, vencedor do Oscar de Melhor Ator.

5. Making a Murderer, série da Netflix

Em 2015, a Netflix produziu a série Making a Murderer, um documentário de duas temporadas acompanhando a história real de Steven Avery e Brendan Dassey, homens acusados por um violento crime de agressão sexual e homicídio contra Teresa Halbach. Mas na verdade os dois suspeitos foram condenados de forma injusta, já que nunca cometeram esse crime. A série foi um sucesso, chegando a ser indicada para diversos prêmios em festivais.

6. Grégory, série da Netflix

Lançada em 2019, a Netflix transformou o caso do pequeno Grégory Villemin em um documentário dividido em cinco episódios acompanhando os pais da criança em busca do assassino do menino. O caso aconteceu em outubro de 1984, quando o pequeno Grégory, de 4 anos, foi encontrado morto com as mãos e os pés atados perto de um rio. As buscas pelo verdadeiro assassino duraram anos.

7. O Desaparecimento de Madeleine McCann, série da Netflix

Em 2019, a Netflix lançou uma série acompanhando o caso do desaparecimento de Madeleine McCann, uma menina inglesa de 3 anos que sumiu durante as férias com a família em Portugal. O atual paradeiro de Madeleine permanece um mistério. Dividida em oito episódios, o conteúdo pode ser visto pelo serviço de streaming e chegou a ser indicada ao Emmy.

Compartilhe:

Veja também: