Filiados ao Sindilegis concorrem a cargos da OAB-DF em diferentes chapas

No total, cinco servidores ocupam candidaturas em três chapas; eleição da seccional do DF será on-line no próximo dia 21

No domingo, dia 21 de novembro, todos os advogados brasileiros votarão, nos estados, para eleger a nova presidência das seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No Distrito Federal, cinco chapas concorrem e apresentam nomes para Conselho Seccional, Diretoria, conselheiros federais, Subseções e Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/DF). Filiados ao Sindilegis integram as chapas 10, 20 e 23 como titulares, suplentes ou até conselheiros.

As eleições da OAB/DF serão realizadas de forma digital no dia 21 de novembro, domingo, das 10h às 18h, por meio de plataforma on-line. Segundo publicação da entidade, “a decisão traz transparência e segurança a todos, pois agora cada profissional inscrito na OAB/DF poderá acessar e conferir seu cadastro e, se necessário, atualizar dados, usando o certificado digital ou biometria facial”. Veja mais sobre os candidatos e suas propostas abaixo. Para saber mais sobre como votar durante o processo, clique aqui.

Como parte da Chapa 10, “Inovoab”, a filiada ao Sindilegis e servidora do TCU Rosana Rondon Rossi concorre como titular do Conselho Seccional. A chapa é liderada pelo advogado Guilherme Campelo, que afirma que o seu primeiro compromisso é cortar, pela metade, o valor da anuidade em 2022 e abrir linhas de crédito para ajudar aqueles profissionais que mais precisam se estabelecer no mercado. Além disso, a chapa tem realizado críticas à gestão e ações da Ordem durante a pandemia de Covid-19.

Ao anunciar sua candidatura, Campelo colocou-se à disposição do pleito com o objetivo de provocar “o resgate do que um dia a OAB-DF já representou: uma instituição acreditada pelos advogados e credibilizada pela sociedade”.

Já na Chapa 20, “Avança + OAB”, a filiada e servidora do Senado Clarita Costa Maia disputa um cargo de titular para o Conselho Seccional enquanto a servidora da Câmara dos Deputados Desiree Gonçalves de Sousa concorre para suplente de conselheira. O grupo é liderado por Délio Lins, atual presidente da entidade, e tem Lenda Tariana como vice-presidente. A defesa do trabalho realizado em prol da AGU e na defesa de prerrogativas que preservam a advocacia, especialmente no período de pandemia, são as principais linhas de atuação.

O candidato à reeleição enumerou pontos defendidos pela chapa: “Criamos uma diretoria de prerrogativa, por exemplo, que é tratada por uma diretoria própria e não à mera comissão. Fizemos inúmeras representações e pedidos de providência em relação a vários magistrados. Lutamos pela abertura dos tribunais e participamos de todos os comitês da Covid”.

A Chapa 23, “Ouvir ADV Mudar OAB”, é considerada a chapa mais plural entre as concorrentes. Nela, dois filiados ao Sindilegis, Cláudio Demczuk e Luciano Henrique da Silva Oliveira, ambos servidores do Senado, disputam cargos de titulares no Conselho Federal e no Conselho Seccional, respectivamente. A principal bandeira do grupo, que é liderado por Evandro Pertence, diz respeito a uma maior unificação da categoria para resgatar o protagonismo da entidade que, segundo Evandro “foi bastante omisso durante a pandemia”. O movimento, que também conta com Gisele Reis Silva como vice-presidente, têm se posicionado contra pautas que ameaçam direitos dos servidores, como a PEC 32, que trata da reforma administrativa.

“Vejo uma instituição que deixou de ser protagonista, que não briga pelo Estado democrático de Direito, que vê os ataques à democracia e se cala. E foi isso que me trouxe de volta. Não quero mais uma Ordem diminuída, apequenada. Temos pensamentos divergentes e falamos de gestões divergentes, mas minha palavra final é a de esperança”, explicou Pertence. A chapa também defende o emprego de uma melhor governança na Escola Superior de Advocacia para que a instituição atue mais fortemente na capacitação e valorização dos profissionais.

A Chapa 40, “Nossa Ordem Democrática”, é a que possui o maior número de membros mulheres. Para presidente, a disputa será da advogada Renata do Amaral Gonçalves e Aldemario Araújo como vice-presidente. Nas candidaturas para o Conselho Federal, alguns nomes conhecidos concorrem como titulares a exemplo do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e do ex-advogado-geral da União Luís Inácio Adams. “Queremos uma gestão participativa, plural, ética e transparente, que seja atuante e independente dos governos distrital e federal, com um olhar especial para a advocacia de base”, disse documento assinado pelos apoiadores do movimento.

A última chapa concorrente é a 61, “Você na Ordem”, cuja candidata à presidência é a ex-presidente Thais Riedel e o vice-presidente, Pierre Tramontini. Riedel defende uma retomada da credibilidade da instituição. “O que a OAB-DF precisa para recuperar o respeito é das pessoas que conheçam profundamente o direito, que tenham experiência em gestão para que a Ordem volte a ser a casa do advogado, e que tenham sensibilidade para acolher os novos advogados e os que precisam de suporte para enfrentar as mudanças que a advocacia está vivenciando”.

Debate entre candidatos

Os cinco candidatos a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) participarão do debate promovido pelo portal Metrópoles, na próxima quinta-feira (18/11). O debate será transmitido ao vivo no canal do Metrópoles no YouTube e no perfil do portal no Facebook, a partir das 18h30. Em razão da pandemia de Covid-19, não haverá público presencial.