Filiados já pedem nova edição do Feirão de Oportunidades: Edição Finanças

O 2º Feirão de Oportunidades: Edição Finanças, organizado em parceria pelo Sindilegis com o Sicoob Legislativo e o Legis Club Brasil foi um sucesso! Entre os dias 7 e 11 de maio, os servidores da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União puderam realizar negícios com condições e taxas exclusivas. O êxito do evento foi tão grande que diversos filiados pedem novas edições do feirão.

Além de palestras e oficinas sobre educação financeira, diversas vantagens foram ofertadas na semana, entre elas os empréstimos consignados – com taxas a partir de 0,99% ao mês em até 12 vezes, e a partir de 1,15% em até 96 vezes – e a portabilidade de dívidas foram os produtos mais procurados pelos servidores.

De acordo com o presidente do Sindicato, Petrus Elesbão, a iniciativa surgiu para oferecer um auxílio extra aos servidores interessados em aprimorar sua gestão orçamentária e organizar a vida financeira. Precisamos valorizar o nosso dinheiro e, para isso, nada melhor do que sabermos como gastá-lo. Foi pensando nessa educação financeira que organizamos a 2Ìâå» edição do Feirão.

As oportunidades do Feirão também contemplaram outros produtos. Os consírcios foram disponibilizados com taxa de administração de 9,5% para imíveis e 8% para veículos, por exemplo. No total, foram movimentados R$ 1,9 milhão em portabilidade e mais de R$ 4,25 milhões em novas operações.

Silvia Ribeiro, gerente do Sicoob, explica que a procura foi tanta que, ainda na manhã de sexta-feira (11), as linhas de crédito se esgotaram. O evento excedeu as nossas expectativas. Infelizmente, nem todos os interessados conseguiram fechar negício devido à falta de margem ou outro tipo de restrição, mas todos que nos procuraram foram atendidos e tiveram suas dívidas respondidas, disse. Sobre a possibilidade de manter a parceria com o Sindilegis para uma futura edição, Silvia responde: O que é bom tem que continuar! Com certeza nís faremos mais edições, conclui.

Oportunidades garantidas
O filiado ao Sindilegis e servidor do TCU Wilson Paredes não deixou a oportunidade passar e contratou um crédito consignado. “Eu tinha dois empréstimos em outro banco. Com o produto do Sicoob, eu consegui quitá-los e ainda sobrou dinheiro. Isso tudo pagando taxas de juros ainda mais baixas. Antes eu pagava 1,39% no meu antigo banco. Agora, vou pagar apenas 1,15%”, conta. Satisfeito, o servidor enalteceu a iniciativa: “Essa foi uma ideia excelente. O Sindicato está de parabéns e toda a equipe do Sicoob também”.
A notícia sobre as baixas taxas de juros também rendeu novas filiações para o Sindilegis. Os novos filiados ganharam do Sicoob Legislativo uma vaga na Oficina de Finanças, ministrada pelo educador financeiro Leonardo Vieira. O servidor aposentado do Senado Federal Carlos Roberto de Araújo esteve na Câmara dos Deputados e preencheu a sua ficha. Interessado em fazer uma simulação para a portabilidade de uma dívida, o servidor elogiou o trabalho: “O Sindicato se superou dessa vez. Eu nunca vi taxas tão baixas. O atendimento também está de parabéns!”.
Educação financeira
O Sindilegis organizou duas palestras sobre finanças, na manhã da última segunda-feira (7), como parte da abertura do 2º Feirão de Oportunidades: Edição Finanças.
Mirna Borges, dona do canal do YouTube Economirna ensinou as suas 5 regras de ouro para ter sucesso financeiro. Mais cedo, o educador financeiro Leonardo Silva ministrou a primeira palestra do dia: Sustentabilidade Financeira. O palestrante explicou como tomadas de decisão – quando não são bem estruturadas – impactam negativamente no orçamento.
A servidora do TCU Graça Duarte chegou cedo para as palestras e disse estar ansiosa para aprender dicas que melhorassem sua administração pessoal. O Sindilegis foi bem assertivo: todo mundo precisa aprender a lidar melhor com dinheiro, pontuou.
Prêmios
Para encerrar o evento da melhor forma possível, o Sindilegis repetiu a façanha da abertura e sorteou, por meio de uma live no fanpage do Sindicato no Facebook, mais três cartões de débito no valor de R$ 2 mil cada. Os contemplados foram os servidores ativos da Câmara dos Deputados Antonia Santiago Seixas, Adalgiso de Oliveira Costa e o aposentado Claudio de Oliveira.
Os servidores Osmar de Jesus Miranda, Vandick Nogueira de Azevedo Maia e Sebastião Silva Magalhães Júnior foram os vencedores do primeiro sorteio, realizado na abertura do Feirão. O servidor aposentado do Senado, Osmar Miranda, comemorou. O Sindilegis me dá sorte. Fiquei muito feliz com o prêmio, exclamou.