II Corrida Vertical na Câmara dá início às comemorações à Semana do Servidor

Imagine subir 26 andares em apenas 2 minutos e 38 segundos? Parece loucura, mas esse foi o tempo recorde da Corrida Vertical da Câmara dos Deputados, que traz uma proposta esportiva irreverente e exige muita resistência e concentração dos servidores. A segunda edição foi realizada nesta sexta-feira (21), desta vez no Anexo 1 da Casa, e contou com a participação de 120 pessoas, entre homens e mulheres, de diversas faixas etárias.

Com o slogan “Levando a saúde ao ponto mais alto”, a prova desafiadora foi dividida em três diferentes categorias: 10, 15 e 26 andares. Respirações ofegantes eram ouvidas a cada degrau mais alto, mas ao finalizar cada etapa, o sorriso e a sensação de superação predominavam entre os participantes. Alguns brincaram, afirmando que é mais rápido subir as escadas do que pegar o elevador.

O primeiro colocado na etapa de 26 andares foi o servidor do Departamento da Polícia Legislativa Paulo Campos. “Participei das duas edições. Na primeira, fiquei em quarto lugar, desafiando dez andares no Anexo 4 da Câmara. Confesso que não esperava sair tão bem. Mantive um ritmo razoável até o fim. O que de fato mais gostei foi se enturmar com os colegas do dia a dia. Aqui um torce pelo outro e curte o momento”, disse o campeão.

Já no desafio de 15 andares, quem chegou na frente foi o servidor Wesley da Silva Vieira, com o tempo de 1’06”. Ele ingressou na Câmara há menos de um ano. “Não conhecia o evento até então. Foi uma surpresa e considero a iniciativa muito legal, porque incentiva os servidores a praticarem atividade física. E correr em escadas foi uma novidade pra mim. Estou na expectativa para a corrida do ano que vem”, afirmou, empolgado.

As mulheres também surpreenderam no quesito fôlego e disposição. Na categoria de dez andares, por exemplo, a diferença dos primeiros colocados entre masculino e feminino foi de apenas um segundo.

Ariadnes Ribeiro é CNE e ficou curiosa quando soube do desafio: “É muito diferente do que qualquer prova que já participei, porque exige muita força e superação. E gostei bastante da de ter finalizado 15 andares em 2’40”, uma surpresa. Parabéns a todos pela iniciativa”.

Uma das coordenadoras da Corrida, Patrícia Roedel, saiu satisfeita com o resultado dos servidores e revelou os desafios para organizar as provas: “Foi bem mais desafiante do que a edição anterior. No Anexo 1, com 26 andares, a organização é bem mais complexa, porque precisa de uma estrutura de segurança maior, envolvendo um número grande da equipe do DEMED (Departamento Médico), brigadistas, ambulâncias, bombeiros e voluntários. E o mais bacana é que o pessoal se saiu muito bem, não tivemos intercorrências e os tempos foram impressionantes. O resultado não poderia ter sido melhor”.

Para o Diretor-Geral da Câmara, Lúcio Henrique Xavier Lopes, a corrida foi um sucesso. “A Casa realiza esse evento justamente para integração, estímulo ao esporte e saúde dos servidores. Quem sabe eu participe das próximas edições, caso o percurso seja do térreo ao subsolo”, brincou. Ele ainda elogiou a parceria do Sindilegis. “O Sindilegis tem empenhado um papel importante de incentivo e valorização dos servidores. É um privilégio estar sempre ao lado do Sindicato e é um grande parceiro das atividades legislativas, administrativas e sociais”, complementou.

Para o Sindilegis, o esporte é o que mais aproxima as pessoas e promove bem-estar. “O Sindicato patrocinou as duas versões da Corrida Vertical por entender o quanto é importante aliar esporte, qualidade de vida, saúde e integração entre os servidores. A prática esportiva é o que mais aproxima as pessoas, de diversos setores da Casa, e isso tem consequências positivas no ambiente de trabalho”, disse o vice-presidente do Sindilegis para a Câmara dos Deputados, Paulo Cezar Alves (Paulinho).

Atenção!

A classificação geral e os tempos de cada participante da II Corrida Vertical podem ser conferidos no site: chipbrasil.com.br.