ILB promove seminário sobre estudos e pesquisas no Poder Legislativo

Sindilegis apoiou evento cujo objetivo era a troca de experiências entre servidores e palestrantes acerca dos temas legislativos

Mais de 100 participantes lotaram o auditório do Programa Interlegis nesta quinta-feira (25), em que foi palco do I Seminário de Estudos e Pesquisas no Poder Legislativo. O evento, promovido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e que contou com o apoio do Sindilegis, buscou fomentar o desenvolvimento de estudos, pesquisas e intercâmbios, oportunizando o debate sobre temas relevantes para o trabalho legislativo e também para o cumprimento das competências institucionais do Senado Federal.

A estrutura do seminário, direcionado a parlamentares, alunos dos cursos de pós-graduação do ILB, facilitadores de aprendizagem, servidores do Poder Legislativo em geral, pesquisadores e acadêmicos interessados no tema, foi articulada em cinco painéis distintos. Experiências de pesquisas aplicadas aos objetivos do Senado Federal; articulação de ensino e pesquisa no Legislativo; estudos e pesquisas sobre temas legislativos; estratégias de fomento à pesquisa no setor público e desafio da pesquisa sobre o Poder Legislativo foram os principais temas ministrados pelos painelistas.

O diretor-adjunto em exercício do ILB, Francisco Biondo, enalteceu o impacto gerado pelas discussões no evento e ressaltou a importância do tema para a sociedade. “Esse evento é um marco e é um sucesso antes mesmo de ser encerrado, pela expectativa que criou em todo o Senado e em várias outras instituições, devido à importância que é a produção do conhecimento na área Legislativa. Vivemos um momento emblemático na sociedade brasileira em função de toda a tecnologia que tem sido apontada nas relações pessoais e institucionais. O cidadão tem cada vez mais ciência de seus direitos e das suas vontades, e cobra cada vez mais dos seus representantes aquilo que acha importante para si e para a comunidade”, avaliou.

Abertura

Às 9h30, teve início o primeiro painel com o mote “Experiências de pesquisas aplicadas aos objetivos do Senado Federal”, ministrados por Thiago Cortez e Marcos Rubens Oliveira, ambos servidores do DataSenado, e de Sidney Bissoli e Armando Roberto Cerchi Nascimento. As palestras foram transmitidas ao vivo por videostreaming.

Às 11h, o painel “Articulação de ensino e pesquisa no Legislativo” foi ministrado pelos servidores do Senado Ana Lúcia Novelli e Paulo Ricardo Meira, Roberto Campos, da Câmara dos Deputados e Márcio de Oliveira Júnior, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

O terceiro painel, intitulado “Estudos e pesquisas sobre temas legislativos”, contou com os painelistas Pedro Fernando Nery Ferreira e Lauro César Araújo, ambos do Senado; Acir dos Santos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Tania Paula Sant’Ana, da Câmara Legislativa do DF; e Manoel Leonardo Santos, da CEL/UFMG.

As duas últimas palestras aconteceram no período da tarde desta quinta-feira (25), e abordaram “Estratégias de fomento à pesquisa no setor público” e “O desafio da pesquisa sobre o Poder Legislativo”.