Inscrições para o 1º Congresso Internacional dos Auditores do TCU já estão abertas

Entre os dias 23 e 25 de maio, auditores do Tribunal de Contas da União estarão reunidos em Maceió/AL para a realização do 1º Congresso Internacional e 6º Nacional dos Auditores do TCU, no Hotel Ritz Lagoa da Anta. O evento é organizado e promovido pela Auditar e conta com o patrocínio e apoio do Sindilegis.

Sob o macrotema “O TCU e a sociedade – qual é o papel dos auditores?”, diversas palestras e eventos serão realizados, fomentando debates e discussões científicas para a carreira sobre temas afetos ao controle externo e à importância dos auditores para o aprimoramento do Tribunal.

Inscreva-se – As inscrições para participar estarão abertas nesta quinta-feira (25), a partir das 9h, e poderão ser realizadas até as 18h do dia 26 de fevereiro. Para participar, basta acessar o hotsite exclusivo www.auditar.org.br/congresso, preencher o formulário de inscrição e aguardar um e-mail com as instruções de pagamento da taxa de inscrição. O portal também poderá auxiliar os servidores a tirarem outras dúvidas referentes ao Congresso.

No ato de inscrição, os servidores poderão adquirir um entre os tipos de pacotes oferecidos: associado – padrão, associado – flexível e não associado. O primeiro é para quem deseja seguir o roteiro da Auditar, com chegada no dia 23/5 e partida no dia 26/5. Nesse pacote “Padrão” o associado se sujeita ao roteiro estabelecido pela Associação, que contempla transporte (em voo fretado e estabelecido pela Auditar), translado, hospedagem em quarto duplo, alimentação e acesso aos eventos culturais, durante os dias do evento.

No segundo pacote, é o associado que providencia e arca com a compra de suas passagens aéreas e o seu translado em Maceió. A Auditar reembolsará, após o Congresso, conforme as regras do Edital, uma parte do valor pago com passagens aéreas para o congressista. Além disso, o associado também terá direito a hospedagem em quarto duplo, alimentação e acesso aos eventos culturais, durante os dias do evento.

Já o terceiro pacote compreende apenas a inscrição no evento, para não associados. O Congressista será responsável pelas despesas com alimentação, transporte e hospedagem durante o evento.

Para Paulo Martins, presidente da entidade, esse canal aberto de comunicação abre espaço para que a Auditar possa saber exatamente o que seu associado necessita: “O Congresso é o ambiente qualificado de interação dos auditores federais de controle externo, constituindo-se em importante instrumento de definição do pensamento dos auditores sobre temas relevantes para a categoria, com vistas a apresentar propostas para a sociedade em geral e para o Tribunal.

O vice-presidente do Sindilegis para o TCU, Eduardo Dodd, que também é auditor e já foi presidente da Auditar em outros anos, reforçou o total apoio do Sindicato para com o Congresso e acredita que as discussões serão muito proveitosas: “Tenho certeza que o espaço para debate irá gerar muitos frutos e melhorias para o trabalho desempenhado por nós, auditores. Essa troca de experiência é de fundamental importância para que possamos oxigenar ideias e buscar a excelência cada vez mais”.

Além da programação técnica, a parte cultural do evento, durante o período noturno, contará com shows de stand up e de bandas locais, além de inúmeras outras atrações. Durante o Congresso, os associados da Auditar participantes também concorrerão a diversos prêmios patrocinados pelas entidades parceiras, sendo o Sindilegis uma delas.

Programação (sujeita à alteração)

23 de maio

14 às 18h – Credenciamento dos participantes

19h às 20h30 – Cerimônia de abertura

20h30 às 22h – Coquetel

24 de maio

9h às 12h – Palestras e Painéis de debate (Combate à corrupção e Transparência – Estratégias de Cooperação Internacional; Os desafios da Previdência no Brasil)

14h às 18h – Apresentação de Trabalhos Relevantes – Coordenação: ISC/TCU

A partir das 20h – Programação cultural: Show de “Stand Up”

25 de maio

9h às 12h – Palestras e Painéis de debate (O papel dos auditores do TCU como carreira de Estado; O TCU e a sociedade – Como estimular o controle social?)

14h às 18h – Painéis de debate e discussões científicas (Preparação, qualificação e competências dos auditores, indicadores de resultado e de benefícios da atuação, comunicação com a sociedade e valorização da carreira; Construindo a nossa União dos auditores (propostas de atualização estatutária; Formas de interação e comunicação)

18h às 18h45 – Cerimônia de encerramento

A partir das 20h – Programação cultural: Show com bandas locais