Izalci Lucas apresenta ideias e projetos para o DF no Café com Política – Edição Especial Eleições

Candidato a governador debate propostas em evento virtual realizado por Sindilegis, Sindjus e Anafe

O projeto Café com Política foi retomado nesta segunda-feira (15) com foco nas eleições do Distrito Federal. O senador Izalci Lucas, candidato ao governo do Distrito Federal pela coligação PSDB-Cidadania, foi o primeiro convidado da série especial e apresentou suas ideias e projetos. O atual senador debateu propostas para as áreas de educação, cultura, economia, segurança, tecnologia e saúde durante o evento virtual.

“Ser governador para cuidar das pessoas”. É assim que Izalci Lucas resume a motivação para disputar o Palácio do Buriti. Entre as medidas que pretende adotar se for eleito, estão políticas para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. “Precisamos gerar emprego, garantir atendimento médico, dar dignidade para as pessoas, criar portas de saída para os programas sociais, investir em educação, qualificação profissional, cultura, esporte, políticas públicas para idosos. O meu objetivo é resgatar Brasília como capital da esperança”, destacou.

A valorização do serviço público e dos servidores também foi pauta do debate. Izalci criticou a PEC 32 e defendeu uma política de Estado para fortalecer o serviço público. “Essa PEC é um desmonte. É preciso ter um plano de carreira compatível, criar condições para o servidor servir, assegurar a estabilidade, garantir que o servidor seja valorizado em função do desempenho. Sem a valorização do servidor não há política pública”, disse. “Além disso, existe muita defasagem salarial entre as carreiras e é preciso fazer uma reestruturação”, acrescentou.

Outra meta de Izalci é valorizar o potencial de cada Região Administrativa do DF e atrair investimentos para que cada cidade possa se desenvolver. O transporte público foi apontado por Izalci como um grande problema para os moradores do DF. “É uma indecência. Precisamos de um projeto de economia verde, de um edital com condições de fiscalizar, garantir acessibilidade, controle dos horários. É essencial prestigiar o veículo sobre trilhos, ampliar o metrô na parte sul e criar na parte da área norte”, apontou.

A mediação da discussão ficou por conta da jornalista e diretora de Comunicação do Senado Federal, Erica Ceolin. A servidora conduziu a entrevista a partir das perguntas enviadas pelos filiados do Sindilegis pelo bate-papo do YouTube. Assista aqui.

A série Café com Política – Edição especial “Eleições” é organizada em parceria entre Sindilegis, Sindjus e Anafe. O debate foi transmitido pelo canal oficial das entidades no YouTube. O próximo encontro já tem data: na próxima segunda-feira (22) o convidado é o candidato Leandro Grass (PV).