Manhã de homenagens marca celebração dos 59 anos de Brasília

Sessão solene especial no Senado reuniu parlamentares e pioneiros em comemoração do aniversário da capital federal

Dando continuidade às celebrações do 59º aniversário de Brasília, comemorado no último domingo (21), o Senado Federal realizou uma Sessão Solene Especial na manhã desta segunda-feira (22) em homenagem à data.

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, esteve presente no plenário da Casa, acompanhado pelo diretor de Educação e Cultura do Sindicato, José Maurício. “A história do Sindilegis se mistura à de Brasília. Nesses 59 anos da capital, o sindicato esteve presente por três décadas representando e defendendo categorias que foram e ainda são fundamentais para a manutenção da cidade”, explicou Petrus.

O requerimento foi assinado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que também presidiu a Sessão. A senadora Leila Barros (PSB-DF) e o senador Chico Rodrigues (DEM/PE) compuseram mesa junto ao deputado federal Israel Batista (PV/DF) e ao deputado distrital Daniel Donizete (PRP/DF). Durante toda a manhã, parlamentares e pioneiros relembraram momentos marcantes da história da capital federal.

Izalci Lucas exaltou o caráter integrador da construção de Brasília. Para o senador, a cidade conseguiu “integrar o Brasil de norte a sul, de leste a oeste, no centro deste nosso grande país para que todos os brasileiros pudessem conhecer o Brasil por inteiro”.

A força humana, empreendida pelos candangos durante a edificação de Brasília, também foi homenageada. A senadora Leila Barros (PSB-DF) destacou a coragem de trabalhadores anônimos, mineiros, goianos e principalmente nordestinos, que se arriscaram na construção da cidade. Leila homenageou seus pais, Francisco e Francisca, por também terem participado da jornada candanga em busca de esperança.

A diretora-presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek discursou em homenagem ao avô, o falecido presidente Juscelino Kubitscheck. Emocionada, Anna exaltou a “coragem e visão política” de JK ao construir a nova capital para a República.