No Dia do Servidor Público, conheça a história da primeira mulher a ingressar na carreira

Maria José de Castro Rebello Mendes foi primeira mulher a ingressar, por concurso, no serviço público em 1918. Ela foi um exemplo de profissionalismo e representa todo o espírito de luta por direito e igualdade do servidor público federal, cujo dia é celebrado nesta sexta-feira, 28 de outubro.

A baiana foi aprovada em primeiro lugar para a Secretaria de Estado das Relações Exteriores e tornou-se a primeira diplomata brasileira. Entretanto, Maria José enfrentou forte resistência para fazer a inscrição no concurso. Setores da opinião pública questionavam a ideia de uma mulher no serviço diplomático e o tema virou polêmica na imprensa nacional. O hoje Ministério das Relações Exteriores só aceitou a inscrição de Maria José após sua família pedir auxílio jurídico ao baiano Ruy Barbosa, que emitiu parecer alegando a inconstitucionalidade da medida do Itamaraty, uma vez que não havia na legislação disposição alguma que impedisse sua inscrição. Sob pressão, Nilo Peçanha, então ministro das Relações Exteriores, acabou por deferir a inscrição da estudante.

A primeira mulher servidora pública do Brasil venceu a concorrência de cinco candidatos homens, fazendo provas orais e escritas de português, inglês, alemão, francês e italiano, datilografia, história do Brasil, história geral, geografia do Brasil, geografia geral, direito, álgebra e aritmética. Foi nomeada para o cargo em 28 de setembro de 1918, manteve um estilo discreto na carreira e aposentou-se em 1934.

Compartilhe:

Veja também: