No vôlei, Acre confirma favoritismo e leva o troféu de campeão

CONFIRA AS FOTOS AQUI.

O entusiasmo tomou conta dos jogos de vôlei da VIII Copa Sindilegis na manhã desta sexta-feira (7), em Foz do Iguaçu (PR). Nove times inscritos – formados por homens e mulheres – tomaram as areias do Hotel Carimã e se empenharam em busca das primeiras colocações. Apesar da desistência da equipe composta por “Avulsos”, 32 servidores-atletas entraram na qudra e literalmente se jogaram para não deixar a bola cair no chão. O clima ameno foi favorável aos jogadores e para a torcida animada, que trocou os passeios pela cidade para acompanhar as competições.  

A diretora de integração regional do Sindilegis, Simone Barbosa, jogou pelo time do Pernambuco e avaliou positivamente o evento. “Sem dúvida alguma, de todas as Copas, essa é a melhor. Temos evoluído bastante. A cada ano, a Copa está mais organizada e os servidores mais conscientes e empolgados, comprometidos com a preparação”, analisou a diretora. 

Assim como no futebol, de acordo com a tabela, as equipes foram divididas em três grupos. Vencia quem marcava 21 pontos no set. No grupo 1, Acre ganhou do Paraná por 21 a 8. No jogo seguinte, os paranaenses levaram a melhor e venceram o Piauí, que preferiu não disputar a terceira rodada com os acreanos. Assim, Acre e Paraná avançaram para a semifinal. 

Já no Grupo 2, as disputas foram dinâmicas. Pernambuco marcou 21 pontos contra 11 do Tocantins. No segundo jogo dos pernambucanos, porém, uma surpresa: Ceará venceu por 21 a 16, eliminando uma das equipes favoritas ao título. O time cearense repetiu a dose de empolgação com saques, bloqueios e bolas no fundo da quadra contra o Tocantins, eliminando-o por 21 a 14. 

Fábio Morais, da Secex/TO, participou da corrida, do futebol e do vôlei e não falta uma competição organizada pelo Sindilegis. “Eu sou um servidor atleta assíduo, pois participo desde 2009 dos torneios do Sindilegis. É algo que eu não abro mão por ser um evento grande, competitivo, de uma logística complexa e especial, que o Sindicato viabiliza para a gente”, afirmou. Para ele, o maior ganho é o encontro com os colegas que não convivem com ele na mesma Secretaria.  

No grupo 3, com a desistência do time “Avulsos”, somente se enfrentaram o time do Pará, que ganhou reforço de atletas da Bahia e do Distrito Federal, e o Rio de Janeiro. Mesmo com forte apoio da torcida, o Rio acabou perdendo para o Pará por 21 a 18. Na classificação geral, os cariocas ainda levaram vantagem e disputaram uma das semifinais contra o Acre. Já contra o time favorito, inúmeras vezes campeão, não teve jeito: o placar ficou em 21 a 13 para os colegas acreanos.

Já na outra semifinal, Ceará e Pará fizeram bonito nas areias. Por uma diferença de apenas 4 pontos, o Ceará surpreendeu e conquistou a vaga para a grande final.  

Participando pela primeira vez, Tatiana da Silva Martins, servidora da Câmara dos Deputados, foi uma das integrantes do time do Pará que levou o terceiro lugar na competição. Ela afirma que já ouvia falar da Copa e que finalmente conseguiu participar. “Foi muito divertido e o fato de ficarmos no mesmo hotel ajudou muito na integração com o pessoal. Está sendo ótimo”, disse. 

Em busca do troféu de terceiro lugar, a acirrada disputa foi entre Rio de Janeiro e Pará, em um dos jogos mais acirrados e animados. A torcida não parava de gritar e os colegas se divertiam e torciam pelos jogadores empenhados no campo. Mas para o Rio de Janeiro, não foi dessa vez.  O Pará estava destinado a levar o troféu para casa. O servidor Alberto Correa, da Secex/CE já anunciou que vai ter festa na Secretaria quando os atletas chegarem com o troféu. “O Sindilegis fez um trabalho incrível e indispensável. A organização está fantástica, vemos que tudo foi pensado nos mínimos detalhes e eu só tenho a agradecer por essa oportunidade. Estamos muito felizes com o prêmio”.  

A grande final entre Acre e Ceará foi puro suor e ansiedade nas areias, afinal, ninguém imaginava essa reviravolta na competição.  Ainda assim, o time do Acre venceu de dois sets a zero e levantou o troféu de campeão. Um dos jogadores-destaque foi Jeff Chandler, da Secex/AC, que afirmou que cada vez mais os adversários ficam fortalecidos e preparados, dificultando a vitória: “Eu participei de todas as edições e a cada ano o Sindilegis surpreende. Este ano tivemos a alegria de pegar o clima agradável e vemos que a rivalidade e a responsabilidade aumentam em cada campeonato. É uma atitude acertada do Sindilegis em manter a Copa, por ser uma oportunidade única para os servidores dos Estados se encontrarem”. 

O diretor de comunicação social do Sindilegis, Márcio Hudson, concorda com os colegas sobre o engrandecimento do evento: “Quando a gestão atual assumiu a Diretoria do Sindilegis conseguiu ampliar a Copa para todos os Estados e, este ano, tivemos mais de 400 inscritos, contando os familiares. Temos aqui pessoas que nem participam das competições, mas fazem questão de vir para encontrar os colegas”. Ele completa ainda que, ao voltar para a sede, percebe o clima diferente que os participantes levam para os setores.  

FIQUE LIGADO!

A partir das 16h começam os jogos de tênis da Copa Sindilegis. Algumas informações serão postadas na fanpage do Sindilegis (Facebook.com/Sindilegisdobrasil) e no site.

Compartilhe:

Veja também: