Opinião pública e independência é tema de debate na Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (16)

Encontro promovido por Aslegis e IHG-DF tem objetivo de lançar um olhar sobre a história a partir de uma roda de conversa

O que é opinião pública, como se forma e qual o seu impacto sobre os fatos? Qual era a opinião pública da época da nossa independência e como ela se formou? Que imprensa tínhamos e qual o seu impacto sobre o processo de independência do Brasil? Essas são algumas questões que o encontro “A opinião pública e a independência” pretende discutir na próxima sexta-feira (16), por ocasião do Bicentenário da Independência.

O debate tem o objetivo de propiciar a troca de ideias e lançar um olhar sobre a história a partir de uma roda de conversa. O evento será no Plenário 8, do Anexo II da Câmara dos Deputados, entre 10h e 12h. O formato será híbrido, presencial e virtual. As inscrições podem ser feitas a partir do link https://forms.gle/derqQfZ5qE57hNsq8. Serão fornecidos certificados aos participantes interessados. O encontro é promovido pela Associação de Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados (Aslegis) e pelo Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHG-DF).

Bernardo Lins, doutor em economia, e José Theodoro Menck, doutor em História, ambos consultores legislativos há mais de 25 anos e membros do IHG-DF, serão os debatedores. Eles integraram a equipe da Câmara dos Deputados de estudos para o Bicentenário da Independência, responsável pela elaboração dos oito livros que foram publicados pela Casa nos últimos seis anos, pertinentes ao nosso processo histórico de individuação nacional. A conversa será mediada pela jornalista Renata Gonzaga, da TV Senado.