Pesquisa desenvolvida por diretora do Sindilegis é selecionada para o 24º Congresso Mundial de Ciências Políticas

Em janeiro deste ano, foi aceito, para exposição no 24º Congresso Mundial de Ciências Políticas, pesquisa intitulada “A presença das mulheres brasileiras na Câmara dos Deputados e a representação política: como as mulheres representam as mulheres?”, produzida por grupo de pesquisadoras da Câmara dos Deputados. A diretora de igualdade de gênero do Sindilegis, Giovana Perlin, é coordenadora do grupo de pesquisa e representará tanto o Sindicato quanto a Casa no evento.

A pesquisa apresentada busca compreender como a parlamentar brasileira representa as mulheres brasileiras. Dentro da discussão de representação política, da crise da representatividade e da sub-representação feminina no Congresso Nacional, tão atual, é de fundamental importância compreender cada vez mais como as mulheres estão representando as outras, principalmente no que tange à Casa do povo.

“Para responder a essa pergunta, construímos o perfil prosopográfico das deputadas, compilamos todas as proposições com conteúdo de gênero em trâmite nesta legislatura, mapeamos as posições estratégicas ocupadas pelas parlamentares na estrutura da Câmara dos Deputados e analisamos como a mídia vem apresentando conteúdos relativos às parlamentares”, explica Giovana Perlin.

A questão da desigualdade de gênero é ainda muito delicada no Brasil, principalmente no que diz respeito à participação política das mulheres. No Parlamento brasileiro, esse número é muito inferior ao da maior parte das nações, conforme afirma a diretora do Sindilegis. Sobre o Congresso, as expectativas e os debates prometem agregar ideias de países do mundo inteiro sobre o tema a ser discutido.

“A pesquisa nos ajuda a compreender melhor esse fenômeno, e o evento discutirá formas de diminuir essa lacuna de participação, entre diversos outros temas relativos às desigualdades. Países do mundo inteiro apresentarão suas pesquisas e experiências, configurando um cenário profícuo para a construção de possibilidades e soluções para o problema da sub-representação feminina no Brasil”, finaliza Giovana.

O Congresso será realizado em Istambul, na Turquia, entre os dias 23 e 28 de julho, sob o macrotema “Políticas em um mundo de inequidades”. A pesquisa selecionada, que conta com a participação e produção de Giovana Perlin, será ministrada em painel intitulado “Mulheres e as políticas de representação no Sul Global”. O local de realização do evento será no Congresso Central de Istambul, o maior centro de convenções na Turquia.