Prodasen completa 44 anos de histíria

Exercendo um papel protagonista para consolidar e dar vazão aos trabalhos de todas as áreas do Senado Federal, foi assim que a Secretaria Especial de Informática do Senado – Prodasen – se tornou um dos órgãos mais importantes da Casa e, no dia 21 de outubro, completou 44 anos de atuação.

O vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão, participou da festa que celebrou o aniversário da instituição e resgatou um pouco do histórico da entidade. Para Elesbão, a atuação do Prodasen sempre foi firmada no compromisso de desempenho e isto possibilitou criar metas históricas para a instituição e para o Senado.

“Em todas as fases, o Prodasen vem buscando apresentar estratégias que consolidem o Senado Federal como referência em termos de Tecnologia da Informação. Se hoje o Senado é uma Casa aberta à sociedade e moderna tecnologicamente devemos isso à atuação dos técnicos e analistas desse setor”, declarou Elesbão.

A cerimônia de aniversário foi aberta pelo coral formado por servidores do Senado. Em seguida, o diretor da Secretaria, Alessandro Pereira de Albuquerque, falou sobre a história da instituição para manutenção dos trabalhos do Senado.

“O maior presente do Prodasen nesses 44 anos é a capacidade de se reinventar frente aos desafios do mundo moderno e sem perder a sua razão de existir, que continua alinhado às práticas modernas de gestão de TI, que é entregar valor ao Senado da República, com profissionalismo e com ética”, pontuou o diretor.

Para Afranio Fernandes Moreira, ex-diretor do Prodasen entre o período 2012 e 2013, um dos grandes trunfos conquistados pela Secretaria hoje são conceitos de governança, eficiência e gestão dos investimentos, que são marcas de instituições de responsabilidade.

“O Prodasen não é só uma referência, ele tem um nome conhecido no mundo inteiro e é o precursor da informática legislativa no Brasil. Não é possível você hoje ver qualquer decisão que não tenha tecnologia da informação envolvida”, assegurou Moreira.

Na visão do assessor do Prodasen Gustavo Adolfo, a Secretaria deu maior transparência à atuação do Senado ao longo dos anos. “É preciso que as leis sejam feitas para que surtam um efeito positivo para a sociedade. Então o Prodasen se prestou a dar esse auxílio aos políticos , para  disseminar a informação e dar mais qualidade à legislação”, arrematou.

Ainda durante a festa ocorreu a entrega de certificado aos recém-aposentados da Secretaria. Logo após cantarem parabéns, os presentes ainda foram agraciados com bolo em comemoração à data. A festa contou com o apoio do Sindilegis para sua realização.