Reunião esclarece dívidas de Policiais Legislativos

A Campanha de Filiação iniciada pelo Sindilegis com o intuito de alcançar todos os departamentos das Casas Legislativas e do Tribunal de Contas da União reuniu, pela segunda vez, nesta quinta-feira (08), agentes do Departamento de Polícia Legislativa. O encontro sanou dúvidas em relação à atuação do Sindicato, e serviu para estreitar a comunicação com os servidores.

O secretário-geral do Sindilegis, Márcio Costa, salientou sua alegria em ouvir os colegas. Ele afirma que o Sindicato deve escutar as sugestões, e acima de tudo firmar compromissos com a categoria.

Márcio ainda demonstrou sua preocupação em relação à distância da entidade com sua categoria. “Fizemos uma pesquisa de opinião onde se detectou que o Sindilegis estava muito afastado de sua base. As discussões não envolviam o filiado do debate e do processo de discussão. E isto estava acarretando uma perda de credibilidade. O que estamos fazendo é resgatar a confiança de vocês, firmando um pacto de ação coletiva” afirmou.

Durante o encontro, vários problemas relativos ao Depol foram questionados. Entre eles, a exigência de nível superior para ingresso na carreira foi amplamente debatido. O Sindilegis reforçou sua posição favorável a este tema e lembrou que, ano passado, a entidade já havia protocolado ofício para Diretor-Geral da Câmara neste sentido.

Cabe ressaltar que já tramita uma proposta de Emenda ao Relatório do Projeto de Resolução do Senado nº 96/2009, de autoria do senador Ciro Nogueira, que visa instituir a exigência de nível superior para os cargos de Técnico do Legislativo. Uma tendência nacional em consenso com o elevado grau de complexidade que exige o cargo.

O diretor de Benefícios do Sindilegis, Helder Azevedo, comentou sobre as inverdades sobre este assunto. “Existe uma turma na casa que cria boatos quando diz que o técnico quer passar para analista. Falam que isto vai ter impacto orçamentário. Esclarecemos que nosso anseio simplesmente é que, para o ingresso na carreira, seja exigido o nível superior. Chegamos ao nível de remuneração em que todo poder público deseja se equiparar”, enfatizou.

Helder ainda anunciou em primeira mão para os presentes a criação de um fundo que vai proporcionar vantagens em compras para os filiados. “Acabamos de aprovar um fundo garantidor de benefícios possibilitará ao Sindilegis a criação de um clube de compras, hoje tão utilizado no mundo inteiro, e que promove barganhas no ato da aquisição de bens e serviços. O projeto está em finalização”, afirmou.

Outras demandas discutidas

• Equipamentos para Polícia Legislativa: O assunto foi debatido no encontro e o Sindicato informou que enviou ofícios às Presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal
  • Adicional de insalubridade – o Sindicato entende que a Insalubridade deve ser tratada de forma isonômica. “O que nos tem chegado é que ela é paga para somente uma parte dos servidores”, destacou o vice-presidente do Sindilegis para a Câmara, Paulo Cezar.
  • Periculosidade: O Sindicato luta para que o adicional de periculosidade seja pago de forma isonômica, já que o risco é o mesmo para todos.
  • Consultoria jurídica diferenciada: Em virtude do exercício da função, o Sindilegis vai oferecer assessoria jurídica gratuita em Direito Penal aos policias filiados. “A assessoria será diferenciada para o policial legislativo, pois ele pode correr risco de vida, realizar abordagens, pode ser processado penalmente. O Sindicato está trabalhando para ampliar seus serviços, para fazer a defesa de cada um de vocês”, disse Márcio Costa.

Legis Club Brasil – O clube de benefícios do Sindilegis

Questionado sobre o valor da contribuição social, o vice-diretor do Sindilegis para a Câmara, Paulo Cezar Alves, citou o superávit criado pelo clube de benefícios. “Para citar somente um exemplo, temos convênios com diversos centros de ensino superior e pós-graduação. Se você paga R$ 100,00 de contribuição e certa universidade te concede um desconto de R$ 180,00, você economiza R$ 80,00 do seu salário. E isto é somente um parceiro. Temos mais de 400 convênios firmados, todos com benefícios para nosso filiado”, disse.

Para conhecer o Legis Club Brasil basta acessar www.legisclubbrasil.org.br ou ligar para o telefone 61 3317-1961. São convênios com hotéis, restaurantes, clínicas médicas, odontológicas, postos de gasolina, academias, vestuário e muitos outros.

Convite

O Sindilegis convida os servidores do Departamento de Polícia Legislativa (Depol) para participarem de reunião, que tratará sobre diversas reivindicações da categoria, a ser realizada no dia 13 de maio (terça-feira), às 18h, no Plenário 13 da Câmara dos Deputados. Participe! Sua presença é de fundamental importância.