Senado Federal recebe obra de arte feita com destroços do 8 de Janeiro

Na tarde desta quarta-feira (7), o Senado Federal recebeu uma obra de arte que representa os destroços e também a busca pela reconstrução após os ataques do dia 8 de janeiro de 2023. O artista plástico Vik Muniz doou ao Senado um painel feito com os estilhaços das depredações ocorridas naquela dia, em uma demonstração de resiliência e força.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da diretora geral do SF, Ilana Trombka, além de senadores e o próprio artista, que compartilhou suas intenções por trás da criação da obra.

“É usar os cacos em uma espécie de reconstrução. Tentar recriar tudo isso usando os pedaços para fazer o todo”, explicou Muniz. Durante o seu discurso, ele também ressaltou a importância de enfrentar o passado. “Que a presença dessa obra aqui, nessa Instituição, permita que a gente vista essas cicatrizes para a educação, o bem e desenvolvimento da democracia.”

O presidente do SF, senador Rodrigo Pacheco, expressou profundo agradecimento ao artista pelo gesto de generosidade e da importância de ter a obra nas paredes da Casa. “Termos eternizada a memória daquilo que aconteceu no 8 de janeiro, não é algo masoquista, de ficar lembrando as coisas ruins, mas é a necessidade de termos como resposta àquela maldade, a bondade. Como resposta ao desrespeito, a cordialidade. Resposta ao desaforo, a arte, a cultura.”

O painel “8 de Janeiro de 2023” ficará de maneira permanente no Senado, e será como um testemunho, uma lembrança e um guia para um futuro de respeito e diálogo.

Foto de abertura: Marcos Oliveira/Agência Senado