Senado realiza seminário internacional para debater desafios do mundo digital

O Senado Federal realizará, entre os dias 25 e 27 de março, o Seminário Internacional “Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital”, reunindo estudiosos do Brasil e de outros países.

O evento, em comemoração aos 200 anos do Senado, contará com a participação do sociólogo e professor espanhol Manuel Castells, que conduzirá uma aula magna no dia 25 de março, sob o tema “A Política na Sociedade Digital”, com moderação do senador Rogério Carvalho.

Os debates têm como objetivo destacar o papel dos parlamentos frente ao cenário tecnológico atual, abordando questões como inteligência artificial, regulação das plataformas digitais e desinformação. A consultora legislativa Luana Lund enfatiza a importância do evento para ampliar a participação de especialistas e da população na busca por soluções.

Além da aula magna, a programação incluirá três conferências. No dia 26, Urs Gasser, conselheiro do Berkman Klein Center, discutirá os desafios técnicos para preservar os valores democráticos no ambiente digital. Já no dia 27, o professor Christian Djeffal abordará o impacto do design constitucional na concretização dos direitos humanos e da democracia.

O seminário é direcionado a agentes políticos dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de profissionais da mídia, influenciadores digitais, estudantes e cidadãos interessados. As inscrições estão abertas no portal do Senado, permitindo a participação presencial em Brasília ou remota via canal do Youtube da TV Senado.

Todos os participantes receberão certificado de 16 horas, acessível por QR Code disponível no evento. O idioma oficial será o português, com tradução simultânea para inglês e espanhol.

Seminário internacional Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital


Data: 25 a 27 março de 2024
Local: Auditório Petrônio Portella, Anexo II – Senado Federal

Inscrições: https://www6g.senado.leg.br/institucional/eventos/seminario-democracia-e-novas-tecnologias/inscricao/pt
Programação: https://www.senado.leg.br/senado/hotsites/seminario-democracia-e-novas-tecnologias/programacao.asp
Contatos:
Secretaria de Relações Públicas: telefone: (61) 3303-3388; e-mail: [email protected]     
Assessoria de Imprensa: telefones: (61) 3303-3966 e (61) 99837-4366; e-mail: [email protected]

Com informações da Agência Senado.

Compartilhe:

Veja também: