Serviços de DOC e TEC param de ser oferecidos por bancos

As instituições vinculadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) encerrarão, às 22h desta segunda-feira (15), as operações de transferência por meio do DOC (Documento de Ordem de Crédito), um dos métodos de pagamento mais tradicionais do sistema bancário brasileiro há quatro décadas.

Após o prazo, o meio de pagamento não estará mais disponível, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. A data limite para o agendamento do DOC é o dia 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente. Também encerra-se no dia 29 de fevereiro o prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados.

Além do DOC, os bancos também deixarão de oferecer a Transferência Especial de Crédito (TEC).

PIX foi o meio de pagamento mais utilizado em 2023

O PIX, lançado em novembro de 2020, é apontado pela Febraban como o principal motivo para a perda de espaço das operações tradicionais. O serviço se destaca por oferecer formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, principalmente.

Dados da Febraban apontam que o PIX foi utilizado em 17,6 bilhões de transações ao longo do ano anterior. No primeiro semestre de 2023, o DOC foi usado em apenas 18,3 milhões de operações, o que representa apenas 0,05% do total de transações realizadas no ano. Já o TED (Transferência Eletrônica Disponível), apesar de ter a utilização reduzida, seguirá disponível por enquanto.