Servidor do Senado é condecorado com Medalha do Pacificador

Honraria do Exército Brasileiro premia civis e militares que colaboram para o engrandecimento da nação

O policial legislativo federal do Senado e filiado ao Sindilegis, Robson José de Macedo Gonçalves, foi condecorado nesta segunda-feira (25), com a Medalha do Pacificador, honraria concedida às personalidades que se destacam  pelos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro. A medalha foi entregue como parte das comemorações ao Dia do Soldado.

A seleção dos homenageados com a Medalha do Pacificador passa por uma triagem dentro do Exército que é iniciada no começo do ano. Portanto, as pessoas são minimamente analisadas para que se chegue ao mérito. O servidor comentou sobre a condecoração. “Estou profundamente comovido com essa honraria que o Exército Brasileiro me concede, uma homenagem que se torna mais expressiva por ser conferida numa data tão importante, como o Dia do Soldado.”, disse. 

A Medalha do Pacificador foi criada em 1953, como parte das homenagens do Exército a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, no aniversário dos 150 anos de seu nascimento. A honraria é conferida a militares e civis, brasileiros e estrangeiros que tenham contribuído para elevar o prestígio do Exército ou promovido relações de amizade entre a instituição e outras nações.

Robson, que atualmente ocupa a subchefia de gabinete do senador Luiz Henrique da Silveira, ainda lembrou sobre a atuação das Forças Armadas para o engrandecimento das instituições nacionais. “Acredito que mais do que a mim, o Exército busca com esse gesto demonstrar o apreço que tem pelas instituições, sobretudo pelo Congresso Nacional e, em particular, pelo Senado, do qual sou representante neste momento”, concluiu.

Duque de Caxias – O pacificador

O Dia do Soldado é comemorado em 25 de agosto, data que remete ao dia do nascimento do patrono da força militar, o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Duque de Caxias foi proclamado patrono do Exército brasileiro em 1962. É conhecido como o “pacificador”, por comandar as tropas brasileiras em diversas rebeliões contra o Império de Dom Pedro I. Nesta época foi o único militar a receber o título de Duque.

Participou de diversos conflitos, passando pela Balaiada – revolta ocorrida no Maranhão entre 1838 e 1840 – e da Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul – conflito separatista que durou dez anos, entre 1835 e 1845.

Compartilhe:

Veja também: