Servidoras da Câmara representam o Brasil em congresso internacional na Polônia

Da Câmara dos Deputados para o mundo. Cinco servidoras da Casa, dentre elas a diretora de Igualdade de Gênero do Sindilegis, Giovana Perlin, representaram o Brasil durante o 24º Congresso Mundial de Ciência Política, em Poznan, na Polônia, entre os dias 23 e 28 de julho. O evento foi promovido pela International Political Science Association (IPSA), e teve como tema “Políticas em um mundo de inequidades”.

As servidoras Natália Kawano, Mariana Abreu, Ana Pompeu e Elisabete Busanello, que são participantes do Grupo de Pesquisa e Extensão do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), apresentaram pesquisa intitulada “Women’s Presence in the Brazilian Chamber of Deputies and Political Representation: How Women Represent Women?” (Presença das Mulheres na Câmara dos Deputados Brasileira e na Representação Política: Como Mulheres Representam Mulheres?).

“No evento, pesquisadores do Brasil e de outras partes do mundo se interessaram pela existência de um grupo de estudos de gênero dentro do parlamento brasileiro, e várias parcerias foram costuradas”, declarou Giovana Perlin, orientadora da pesquisa e diretora do Sindilegis.

O Congresso Mundial de Ciência Política abriu palco para que participantes de diversos países discutissem variados assuntos voltados para políticas públicas. Na oportunidade, eles compartilharam informações, propiciando uma profunda troca de experiência.

“Contamos com a preciosa colaboração de estudiosos do tema por meio de questionamentos e sugestões que, possivelmente, serão objeto de nosso próximo trabalho”. “Eventos como esse são espaços profícuos para promover uma melhor compreensão dos processos políticos e, consequentemente, preparar indivíduos para um maior envolvimento e participação na vida política do nosso País”, pontuou a analista legislativo da Câmara dos Deputados Natalia Mateus Kawano.

As servidoras enalteceram o apoio ofertado pelo Sindicato para divulgação da Câmara dos Deputados no exterior.  “O apoio do Sindilegis foi essencial para a realização dessa apresentação e para o fortalecimento do Grupo de Pesquisa em Gênero, que demonstrou potencial para se tornar referência nos estudos de Representação de Mulheres no Legislativo”, declarou Mariana Abreu.

“No meu entendimento, o Sindicato deve apoiar cada vez mais a construção e o compartilhamento de conhecimento sobre as práticas de suas instituições, com objetivo final de aprimorá-las, valorizando sempre o desenvolvimento de corpo técnico engajado no seu repensar”, complementou Giovana Perlin.