Sessão especial celebra o bicentenário do Senado Federal

O presidente do Sindilegis, Alison Souza, e o diretor Petrus Elesbão participaram da sessão especial no Plenário, nessa segunda-feira (25), em celebração aos 200 anos do Senado Federal. A Casa Legislativa foi criada pela primeira Constituição brasileira, outorgada em 25 de março de 1824 pelo imperador Dom Pedro I. A solenidade contou com a participação de representantes dos Três Poderes.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que, desde a sua criação, o Senado brasileiro mostrou sua relevância nos debates sobre liberdade e cidadania: “Estadistas de reconhecida envergadura falaram à tribuna do Senado. Oradores e oradoras célebres energizaram comissões do Senado. Pioneiras corajosas tramitaram no Senado textos legislativos fundamentais, leis de bom governo, prudência econômica e justiça social que modernizaram e modernizam o ordenamento jurídico brasileiro”. Pacheco também disse que a Casa tem como desafios para os próximos anos aprofundar a democracia constitucional no país: “O Senado Federal e essas demais instituições mostraram o vigor do sistema legal brasileiro e a força do compromisso democrático”.

Representante do Poder Executivo, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, elogiou a capacidade e a produtividade dos senadores e dos servidores da Casa. “Vida longa ao Senado! Vida longa à democracia do nosso país”, declarou.

Na primeira parte da solenidade, o Hino Nacional foi interpretado pelo tenor Jean William, e foi exibido um trailer da série documental de sete episódios Senado, a história que transformou o Brasil, produzida em parceria com a TV Cultura. Houve, também, o lançamento de selos comemorativos dos Correios, alusivos aos 200 anos do Senado, e o anúncio de parceria com a empresa Google que incluiu passeio virtual pelo Senado na ferramenta Google Arts & Culture.

Também participaram da solenidade o 1º vice-presidente do Senado, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB); o 1º secretário do Senado, senador Rogério Carvalho; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e os ex-presidentes do Senado Eunício Oliveira, Edson Lobão e Davi Alcolumbre.

Assista o vídeo a seguir do diretor Petrus Elesbão ao lado da presidente da Associação dos Consultores e Advogados do Senado Federal (Alesfe), Cleide Ramos, e da servidora do Senado Verônica Rodrigues: