Sessão Solene homenageia servidores da Câmara dos Deputados

A sessão solene realizada nesta segunda-feira (24), na Câmara dos Deputados, foi reservada para justas homenagens e comemorações aos servidores que dedicam a vida em favor da democracia e ao bom funcionamento da Casa do Povo. O requerimento para a sessão foi apresentado pela Deputada Erika Kokay e contou com o apoio integral do Sindilegis.

O momento também foi para destacar as principais batalhas atuais do Sindicato e das Associações, tais como a aprovação das 7 horas corridas para os servidores, a aprovação da PEC 53/2007, que dá direitos e garantias aos CNE’s e Secretários Parlamentares, bem como a rejeição da PEC 241/2016, que pretende limitar os gastos públicos com sérios prejuízos à população.

A solenidade teve início com o Hino Nacional executado por meio de dois profissionais da Escola de Música de Brasília e a mesa foi composta pela Deputada Erika Kokay; pelo secretário-geral do Sindilegis, Márcio Costa; pelo presidente da Unalegis, Sebastião Magalhães; pelo presidente da Asa-CD, Roberto Medeiros Guimarães; pelo presidente da Astec, Helder Azevedo; e representando as servidoras da Casa, Magda Helena. Os presidentes da Ascade e da Assefe, Fátima Mosqueira e Petrus Elesbão, respectivamente, também estiveram presentes na sessão.

O primeiro a discursar foi o Deputado Izalci. “Temos servidores do mais alto nível, sem os quais não conseguiríamos cumprir o nosso papel de representante do povo brasileiro. E os servidores da Câmara são admirados e reconhecidos pela nação por se destacarem nas mais diversas áreas do conhecimento. Tenho por todos vocês uma profunda admiração”, disse.

O presidente da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Câmara (Asa-CD), Roberto Medeiros Guimarães, relembrou o período que ingressou na Câmara e enalteceu a importância da atuação dos colegas. “A Asa-CD sente-se honrada em participar desta homenagem. Queremos salientar o nosso orgulho de integrar o corpo técnico de servidores da Câmara, participando dos trabalhos legislativos e administrativos da Casa com dedicação e amor, a fim de que o cidadão brasileiro sinta-se bem representado e receba serviços da mais alta qualidade”.

Em seguida, foi a vez do presidente da Associação dos Analistas Legislativos da Câmara (Unalegis), Sebastião Magalhães, se pronunciar no púlpito para homenagear a categoria. “Trabalhar na Câmara dos Deputados é um privilégio. Ficamos muito felizes com o reconhecimento da Casa pelo nosso trabalho. Também nos enche de orgulho o atendimento ao cidadão que prestamos, já que temos uma missão relevante dentro desta Casa Legislativa, divulgando informações de todas as decisões que impactam nas nossas vidas, tornando o processo transparente”, enfatizou.

Os deputados Rôney Nemer e Alberto Fraga também teceram muitos elogios aos servidores públicos. “Parabenizamos a todos os servidores da Câmara dos Deputados. E digo a vocês: estou Deputado Federal, mas sou servidor público com muito orgulho”, disse Nemer.

“Esta Casa está habituada a fazer tantas sessões solenes de tantas categorias, mas acaba se esquecendo daqueles que dá sustento e respaldo para o exercício da nossa profissão. Por isso quero deixar registrado nosso reconhecimento e agradecimento”, comentou Fraga.

O presidente da Associação dos Técnicos Legislativos da Câmara dos Deputados (ASTEC), Helder Azevedo, aproveitou o momento para tratar de projetos e pleitos que atingem os servidores públicos, como a PEC 241: “Antes de qualquer medida referente à PEC, temos que passar a limpo a dívida pública que consome grande parte dos nossos recursos. Não podemos penalizar os servidores, o serviço público e o povo brasileiro”.

Magda Helena Tavares Chaves se sentiu lisonjeada de representar as servidoras da Câmara na sessão solene: “Ao longo dos anos trabalhando nesta Casa, fui percebendo o quanto as mulheres desempenham funções tão importantes quantos os homens no desenvolvimento da nação. Somos poderosas e, com a nossa sensibilidade, humanizamos a Câmara com carinho e receptividade. Viva os servidores!”.

O secretário-geral do Sindilegis, Márcio Costa, discursou em nome do presidente do Sindicato, Nilton Paixão, que não pôde comparecer por problemas familiares. “É muito importante salientar neste momento de reflexão que o servidor público está sofrendo o maior ataque como se fosse o único a pagar a famigerada PEC 241, tirando os nossos direitos, bem como a reforma da previdência, votos a favor da terceirização e do fim de estabilidade. O momento é difícil e de muita luta. Mas o Sindilegis estará junto com os servidores na busca do pleito que valorize a nossa carreira”, destacou.

A autora do requerimento da sessão Deputada Erika Kokay se comprometeu a lutar em prol dos servidores: “As políticas públicas só são possíveis graças ao empenho dos servidores. Lutarei até o fim pela sua valorização”.

O vice-presidente do Sindilegis para a Câmara, Paulo Cezar Alves, concordou com a parlamentar. “Vivemos um momento de turbulência no Poder Legislativo e precisamos nos unir para conquistar melhores condições de trabalho e valorizar nossa carreira, como a questão das 7 horas corridas, por exemplo”, lembrou.

A sessão foi encerrada ao som de bandolim e sanfona, com músicas “Lamentos” e “Carinhoso”, de Pixinguinha.

Assista aos vídeos dos diretores do Sindilegis: Márcio Costa (clique aqui) e Helder Azevedo (clique aqui).