Sindilegis busca inclusão da vacina contra dengue no rol de vacinas reembolsáveis para servidores

O Sindilegis solicitou, via ofício, à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal e ao Tribunal de Contas da União (TCU), a inclusão da vacina QDENGA (TAK-003) na lista de vacinas reembolsáveis pelos planos de saúde das Casas. O documento foi protocolado nesta terça-feira (23). A solicitação tem o objetivo de proporcionar não apenas um benefício direto à saúde dos funcionários da instituição, com a imunização, mas também promover economia de custos.

Em 2022, o Brasil registrou um recorde de 1.016 mortes relacionadas à dengue, o maior número desde a década de 1980. Até maio de 2023, o Ministério da Saúde confirmou 503 mortes, quase a metade do total de mortes registradas no ano anterior, com mais de um milhão de casos já confirmados.

O Distrito Federal, no mesmo ano, liderou o ranking com o maior número de casos prováveis de dengue, com 70.672 ocorrências registradas. Ainda mais preocupante, entre janeiro e abril do ano anterior, o Distrito Federal registrou um aumento impressionante de mais de 500% nos casos em comparação com o mesmo período em 2021.

“Os dados alarmantes destacam não apenas a magnitude do problema de saúde pública em questão, mas também o impacto nas vidas dos servidores públicos e nas atividades que desempenham. As ausências dos funcionários devido ao tratamento da dengue desafiam a execução de suas funções e também impõem encargos adicionais ao sistema de saúde e prejudicam significativamente a produtividade”, explicou Alison Souza, presidente do Sindilegis.

Vacina QDENGA obteve aprovação da Anvisa em março de 2023

Desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda, a vacina QDENGA é a primeira imunização aprovada tanto para indivíduos que nunca tiveram contato com o vírus da dengue quanto para aqueles que já contraíram a doença. Isso a diferencia da Dengvaxia, que é recomendada exclusivamente para pessoas com histórico de dengue.

Após a obtenção da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023, a vacina QDENGA é indicada para pessoas com idade entre 4 e 60 anos, administrada em duas doses com um intervalo de três meses entre elas. Ensaios clínicos demonstraram uma eficácia significativa, com uma taxa geral de eficácia de 80,2% na prevenção da dengue causada por qualquer sorotipo do vírus após doze meses da aplicação da segunda dose. Além disso, a vacina apresentou uma redução de 90% nas hospitalizações.