Sindilegis discute com policiais legislativos pauta de reivindicação da categoria

O Sindilegis esteve reunido com diretores e membros da Polícia Legislativa do Congresso Nacional. Representantes da diretoria do Sindicato voltaram a prestar solidariedade e elogiar o trabalho dos servidores no dia 8 de janeiro na tentativa de contenção do grupo extremista que invadiu e depredou as dependências da Câmara e do Senado. O presidente da entidade, Alison Souza, reafirmou seu compromisso em trabalhar uma pauta que traga valorização para a categoria.

Na última quarta-feira (18), o Sindilegis esteve reunido com o diretor, Paul Pierre, e membros do Departamento de Polícia Legislativa (Depol) da Câmara dos Deputados para ouvi-los. Nesta segunda-feira (23), o encontro foi com o diretor e o coordenador-geral da Polícia do Senado Federal, Alessandro Morales e Gilvan Viana, respectivamente, e o chefe do Serviço de Suporte Técnico da Spol, Everaldo Bosco.

Na Câmara, 100 policiais atuaram para conter a invasão. Oito agentes ficaram feridos — três foram hospitalizados. No Senado, 58 homens e mulheres tentaram conter uma multidão de cerca de 1.500 pessoas. Os policiais prenderam 39 pessoas no Senado; na Câmara, foram cinco.

Nas reuniões, o Sindicato firmou o compromisso de defender junto aos parlamentares uma melhor tipificação penal do ato de invadir repartições públicas. Também disponibilizou assistência psicológica aos colegas policiais que eventualmente necessitarem desse tipo de atendimento. Além disso, em ofícios protocolados ontem (23), o Sindilegis solicitou aos presidentes da Câmara e do Senado o registro de elogio nos assentamentos funcionais de todos os policiais que atuaram na contenção da invasão aos prédios do Congresso. Confira a íntegra dos ofícios aqui e aqui.

“Queremos trabalhar uma pauta de reivindicações que promova uma maior valorização da carreira dos policiais, e isso inclui concurso público para a área. Vimos o embate que aconteceu dentro do Congresso Nacional, que durou mais de 3h, e testemunhamos a luta dos policiais legislativos para proteger, de todas as formas, um dos maiores símbolos da democracia no país”, apontou Alison Souza.

Em encontro com representantes sindicais na última quarta-feira (18), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu e parabenizou o esforço dos policiais legislativos em proteger as dependências do Congresso Nacional, invadidas e atacadas no último dia 8 de janeiro. “Quero agradecer aos servidores e policiais legislativos, que foram muito competentes”, afirmou o chefe de Estado em conversa com o presidente do Sindilegis, Alison Souza.