Sindilegis homenageia bibliotecários na Câmara dos Deputados

O Dia do Bibliotecário foi comemorado em grande estilo na Câmara dos Deputados, com direito a coquetel e música ao vivo do Trio Varanda Carioca, promovidos pelo Sindilegis na última quinta-feira (17).

A celebração começou às 15h com uma solenidade no Plenário 14 da Casa, onde foi lançada uma nova e revolucionária ferramenta de pesquisa bibliográfica pelo Centro de Documentação e Informação (Cedi). A chamada Busca Integrada de Bibliografia (Bib) permitirá ao usuário pesquisar em várias fontes simultaneamente, economizando tempo e melhorando o acesso à informação.

Diretor do Cedi, André Freire ressaltou que a nova tecnologia será disponibilizada para as Bibliotecas da Câmara e do Senado, que administram atualmente, além de seus acervos físicos, amplo conteúdo digital. E-books, periódicos eletrônicos, teses e dissertações de universidades brasileiras e estrangeiras poderão ser encontrados em uma única pesquisa, por exemplo.

“Antes as pessoas tinham que entrar em mais ou menos 20 páginas de dados para encontrar aquilo que elas buscavam. Agora não. O sistema integra tudo isso e traz esse resultado com mais agilidade. É como se fosse um Google específico para as bibliotecas”, explicou a diretora da Coordenação de Biblioteca (Cobib), Rosa Paganine. A servidora aproveitou a ocasião para anunciar sua aposentadoria e apresentar a sucessora no cargo, Janice Silveira, cuja experiência na biblioteca da Câmara já soma 26 anos. 

“O bibliotecário é o homenageado do dia, mas nos presenteia com essa novidade que facilitará a vida de todos nós, servidores e cidadãos brasileiros usuários das bibliotecas”, afirmou o vice-presidente do Sindilegis para a Câmara dos Deputados, Paulo Cesar (Paulinho).

O ambiente silencioso da biblioteca deu espaço para a confraternização preparada pelo Sindicato que veio em seguida. Os quitutes e a bossa nova do Trio Varanda Carioca embalaram o momento de comunhão entre os servidores. “Eu adorei! O Sindilegis sempre nos apoiou e nos ofereceu hoje esse coquetel maravilhoso. Estamos muito felizes”, comemorou a servidora Regina Lino de Medeiros, que atua como bibliotecária desde a posse, há 17 anos.

 

Compartilhe:

Veja também: